Intel: tudo o que você precisa saber sobre os chips anunciados na CES 2013

Imagem de: Intel: tudo o que você precisa saber sobre os chips anunciados na CES 2013

A CES 2013 já terminou, mas a Intel está cheia de novidades para este ano. Ao que parece, a maior fabricante de processadores do mundo está mesmo direcionando a sua força de trabalho para o mercado mobile.

A empresa anunciou muitas novidades na feira, e as maiores delas talvez sejam relacionadas aos smartphones e tablets com processadores Atom, computadores portáteis com baterias que duram o dia todo e muita portabilidade.

Nova linha de processadores Atom para smartphones

O mercado de smartphones cresce em ritmo acelerado e a Intel não quer ficar de fora dessa: a empresa anunciou o novo processador Atom para smartphones. Conhecido anteriormente como Lexington, o chip foi rebatizado como Atom Z2420.

Assim como já aconteceu antes com o antigo Medfield, a Intel está enviando para os fabricantes de smartphones um aparelho de referência para ajudá-los a desenvolver os modelos de acordo com os requisitos mínimos de qualidade exigidos por ela.

(Fonte da imagem: Reprodução/DailyTech)

O novo processador é indicado para mercados emergentes, mas o chefe da divisão móvel da Intel, Mike Bell, afirmou que “os consumidores desses mercados não precisam se contentar com uma experiência inferior de smartphone”.

O Atom Z2420 é um processador single-core rodando a 1,2 GHz, mas que carrega a tecnologia Hyper-Threading. Quando colocado lado a lado com outras CPUs da mesma categoria, o novo Atom não deve decepcionar.

Mas esse modelo não foi o único apresentado na feira. A Intel também trouxe para a CES 2013 o Bay Trail, um processador Atom quad-core construído com tecnologia de 22 nm e com a promessa de dobrar o desempenho em relação à geração atual de processadores.

A nova CPU deve incorporar novos tablets com Windows e Android, e deve chegar ao mercado até o final de 2013.

Consumo energético mínimo

Um dos grandes desafios da indústria móvel é o desenvolvimento de equipamentos que consomem pouca energia. Pelo menos nesse quesito, parece que a Intel conseguiu atingir marcas impressionantes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Enquanto a família Haswell ainda não chega, a geração Ivy Bridge recebeu uma atualização interessante. Os novos processadores serão capazes de manter um consumo médio de apenas 7 watts, sendo que o consumo máximo deve ser em torno de 10 watts para os processadores Pentium 2129Y e 13 watts para os demais.

Somente para comparação: os ultrabooks da geração atual trabalham com um consumo que fica na casa dos 17 watts.

Haswell: poder de processamento para aplicativos e games

A Intel também falou da aguardada linha de processadores da família Haswell. O objetivo da tecnologia é trazer um desempenho assombroso aliado a um consumo mínimo de energia, já que essa será a primeira linha de CPUs da Intel desenvolvida especialmente para ultrabooks.

A fabricante não trouxe especificações técnicas dos novos processadores, mas demonstrou o seu poder gráfico comparando o chip com uma GeForce GT 650 M. A empresa colocou as duas máquinas lado a lado rodando benchmarks em resolução Full HD e mostrou que a nova linha de processadores deve trazer muito poder de fogo, mesmo para jogos.

Outra novidade é o aumento dos requisitos mínimos dos equipamentos que utilizarem os processadores Haswell e quiserem carregar o selo ultrabook da Intel. A nova leva de produtos precisará possuir obrigatoriamente tela de toque — uma benção para os consumidores de ultrabooks que precisam navegar na interface do Windows 8 com o mouse. Outro requisito que deve integrar a lista é a tecnologia Intel Wireless Display.

Tecnologia all-in-one e TV por assinatura da Intel

A Intel chamou atenção com outro produto interessante na CES 2013. De acordo com as novidades apresentadas na feira, o seu computador de mesa está mesmo próximo de ser definitivamente aposentado. Duas máquinas mostraram isso de perto: o Sony Tap 20 e o Lenovo Horizon.

A máquina da Lenovo é um computador all-in-one com uma tela de 27 polegadas que pode se tornar um Table PC, ou seja, um computador-mesa, quase literalmente. Essas máquinas vão poder ser utilizadas com uma interface de games.

(Fonte da imagem: Divulgação/Lenovo)

A Intel quer trazer de volta as noites de “jogos em família”, mas com a cara do século 21, substituindo os antigos games de tabuleiro por versões eletrônicas. A diferença é que agora você vai jogar Banco Imobiliário e pôquer diretamente nas telas de toque.

A Intel também quer entrar no mercado de TV Digital. A empresa está se juntando com a Comcast para transmitir conteúdo de TV premium e vídeo sob demanda para computadores com CPUs da marca, sem a necessidade de uma set top box dedicada.

Integração com o corpo inteiro

Já pensou em utilizar o corpo todo para interagir com a tecnologia? Não? Pois a Intel sim e apresentou na CES 2013 a tecnologia Mooly. Através dela será possível aproveitar todos os nossos sentidos para interagir com as máquinas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Intel)

A nova tecnologia pode ser utilizada em diversos meios, indo desde sistemas de reconhecimento facial e biométricos até sensores de movimento e comandos de voz. Outro recurso semelhante é o Tobii: ele permite aos leitores virar as páginas de um livro (virtual) apenas com um piscar ou o movimento dos olhos.

.....

A Intel parece estar mesmo se preparando para deixar o mercado de desktops cada vez mais de lado. Recentemente, ela anunciou que está abandonando a produção de placas-mãe. Se tudo sair como o planejado, a estratégia para tirar o mercado das mãos da ARM vai colocar a empresa em um lugar privilegiado.

A companhia está focada em direcionar os seus esforços para trazer novos produtos que combinam velocidade, economia energética e compatibilidade. Resta saber se os fabricantes de tablets e smartphones vão embarcar nessa junto com a Intel, e isso vai depender unicamente do desempenho dos seus novos produtos.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.