Como recarregar automaticamente abas de qualquer navegador

Imagem de: Como recarregar automaticamente abas de qualquer navegador

(Fonte da imagem: Reprodução/Onbile)

Alguns sites possuem scripts dentro de si próprios que forçam o navegador a atualizar aquela aba em específico de forma completamente autônoma. Este é o caso, por exemplo, de redes sociais como Facebook e Twitter, que mostram novos conteúdos postados sem a necessidade de dar um refresh manual.

Contudo, nem todas as páginas possuem essa funcionalidade tão interessante. Se você quiser ficar atento às últimas novidades do Tecmundo, por exemplo, é preciso clicar no botão de atualização do seu browser para conferir os novos conteúdos.

Com as dicas abaixo, você aprenderá formas fáceis de habilitar a atualização automática de qualquer site em qualquer um dos cinco navegadores mais famosos da atualidade: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari e Opera.

No Google Chrome

Caso você utilize o Google Chrome como seu browser principal, o mais recomendado é baixar a extensão Auto-Reload. Trata-se de um aplicativo leve e simples, que integra-se ao navegador e adiciona uma opção homônima no seu menu de contexto.

Basta abrir a página que você deseja que seja recarregada automaticamente, clicar em qualquer lugar da tela com o botão direito do mouse, localizar a opção “Auto-Reload” no menu que se abre e optar por uma das duas alternativas que o complemento oferece: “Randomize” (para recarregar o site em intervalos randômicos) ou “Timeout” (para definir intervalos exatos, como 3 segundos, 10 segundos, 20 segundos etc.).

No Mozilla Firefox

Já para a Raposa de Fogo, o ideal é utilizar o complemento ReloadEvery, que funciona de maneira bastante semelhante ao Auto-Reload. Instale-o, abra qualquer página que desejar, clique com o botão direito do mouse e localize a nova opção “Atualizar em...”. Defina de quanto em quanto tempo aquela aba deve ser recarregada (é possível optar por algum período já existente ou criar o seu próprio, além de definir intervalos randômicos).

No Internet Explorer

Infelizmente, não há muitas opções de plugins disponíveis para o bom e velho browser da Microsoft, mas o Auto Refresher for IE é com certeza a melhor opção. Diferente das outras extensões citadas até aqui, esta não cria uma opção no menu de contexto do navegador, e sim uma barra na parte superior da tela.

Ao clicar nesta barra, você habilita a atualização automática de qualquer página que você abrir em intervalos de tempo que variam entre 10 segundos a 10 minutos. Embora seja possível customizar o app e inserir seus próprios períodos entre um refresh e outro, não há opções para recargas aleatórias.

No Safari

O Auto Refresh é a melhor opção para os amantes do navegador da Apple. O aplicativo cria uma barra na área superior da tela, na qual você pode digitar o intervalo de tempo (em segundos) entre cada atualização automática. Caso queira desativar a função temporariamente, basta clicar em “Stop”. É possível configurá-la até mesmo para recargas a cada um segundo!

Ampliar

No Opera

Por último, mas não menos importante: o Opera se destaca dos demais navegadores por oferecer uma função nativa de recargas automáticas. Simplesmente clique com o botão direito do mouse em qualquer área de qualquer site e localize a opção “Atualizar a cada...”. Escolha um intervalo de tempo (ou crie um, clicando em “Personalizado”) e pronto.

.....

Vale lembrar que existem diversas outras extensões para todos os navegadores citados que têm como função principal recarregar suas abas automaticamente. Basta dar uma rápida pesquisada para encontrar outras opções – e baixar aquela que mais agrada a você.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.