Site mapeia câmeras de segurança com firmware desatualizado

Imagem de: Site mapeia câmeras de segurança com firmware desatualizado

Há até câmeras dentro de residências (Fonte da imagem: Reprodução/cams.hhba.info)

Uma página da internet resolveu “ajudar” os donos de sistemas de segurança cujo firmware está desatualizado a perceber todos os riscos aos quais estão sujeitos. O problema é a maneira encontrada pelo site para fazer isso: expondo todas as câmeras para quem quiser ver.

A página, que já ficou conhecida na rede como “Creepstreams”, traz acesso livre a várias câmeras de segurança espalhadas por todo o planeta. Basta explorar o mapa e clicar nas marcações para que você possa assistir a tudo o que está acontecendo em diversos ambientes do mundo todo.

Além do mapa (e das respectivas entradas para os sistemas), o site também traz, em uma fonte com tamanho até mesmo exagerado, um link para a devida atualização do firmware, algo que conserta o problema e restringe o acesso às câmeras.

Explorando firmware antigo

O que o “Creepstreams” faz é explorar uma falha no antigo firmware dos sistemas de segurança produzidos pela Trendnet. Graças a essa brecha, os hackers conseguem ganhar acesso às câmeras por meio do IP das casas e estabelecimentos, podendo enxergar em tempo real tudo o que é capturado.

Assim que o problema foi identificado pela companhia, uma atualização de firmware que corrige todas essas falhas foi disponibilizada pela Trendnet. Contudo, muitas pessoas ainda não tomaram conhecimento do problema. Será que o site pode vir a ajudá-las ou será que ele só serve mesmo para os stalkers de plantão se divertirem à vontade?

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.