Correções com caneta vermelha podem nos fazer detestar os professores

Imagem de: Correções com caneta vermelha podem nos fazer detestar os professores

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Você se lembra do que sentia cada vez que tinha que ir até a mesa do seu professor buscar uma prova e, de longe, percebia que o papel estava coberto de correções feitas com caneta vermelha? Certamente você já chegava à mesa nutrindo sentimentos de ódio eterno contra o malvado mestre.

Pois, de acordo com o site ABC Science, um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos apontou que a cor da caneta utilizada para a realização das correções pode afetar a relação entre professores e alunos. Segundo a publicação, os pesquisadores realizaram uma série de experimentos com estudantes universitários, descobrindo que, quando nos saímos bem em uma avaliação, pouco importa com qual cor o nosso bom desempenho é comentado.

“Caneteados”

Entretanto, quando o desempenho é ruim, se a correção tiver sido feita com caneta vermelha, é muito mais provável que parte da culpa pelo mau resultado seja atribuída ao professor. Segundo os pesquisadores, os testes revelaram que usar a cor vermelha para “canetear” um aluno equivale ao professor gritar com esse indivíduo.

Por outro lado, quando um professor faz correções ou críticas com caneta azul, os comentários são aceitos com mais facilidade. Além disso, o acúmulo de “vermelhões” ao longo do tempo pode ter um efeito bastante contraproducente sobre o aprendizado, pois os alunos vão adotando uma postura cada vez mais negativa com relação a determinadas disciplinas. A solução para o problema? Professores, aposentem as canetas vermelhas!

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.