Os 11 melhores jogos de tiro online gratuitos [vídeo]

Imagem de: Os 11 melhores jogos de tiro online gratuitos [vídeo]

Ano após ano, os games de tiro em primeira pessoa continuam a ter uma popularidade absurda entre os jogadores de todo o mundo. Prova disso é que franquias como o Call of Duty e Battlefield, por mais criticadas que sejam, continuam quebrando recordes de vendas a cada novo lançamento que chega às prateleiras.

Felizmente, quem não tem muito dinheiro para investir em jogos online lançados anualmente ou simplesmente procura uma experiência diferente dispõe de diversas opções gratuitas para se divertir. Neste artigo, reunimos 11 exemplos de jogos FPS gratuitos capazes de fazer frente a qualquer produto da Electronic Arts ou Activision.

Confira nossa seleção e não deixe de comentar sobre o assunto em nossa seção de comentários. Leve em consideração que os títulos apresentados se tratam somente de alguns exemplos, já que não é possível abranger em um único artigo todos os games bons disponíveis atualmente no mercado.

Team Fortress 2

Baixar Team Fortress 2: Mann vs. Machine

Originalmente um game pago, Team Fortress 2 é um daqueles títulos que tem tudo para consumir centenas de horas de seu tempo livre. Priorizando o trabalho em equipe, o jogo apresenta classes com características que determinam seu papel em cada uma das arenas de combate disponíveis no game.

Um dos grandes destaques do título é sua grande quantidade de itens temáticos, que servem tanto para melhorar as habilidades de seu soldado quanto como uma forma de deixá-los com um visual diferente. Além disso, o game é atualizado constantemente pela Valve, garantia de que possíveis problemas que surjam vão ser consertados rapidamente pela desenvolvedora.

Blacklight Retribution

Baixar Blacklight Retribution

Tendo como cenário um futuro distópico, Blacklight Retribution surpreende pela sua qualidade. Entre os destaques do game está a ferramenta HRV, que permite observar através de paredes e, assim, evitar a ação dos famosos “campers” — jogadores que ficam parados em algum lugar esperando para surpreender alguém.

Conforme você desempenha bem seu papel nas partidas do game, ganha pontos de experiência que se convertem em novas habilidades e armamentos para seu personagem. Quanto mais você joga, mais a seleção de armaduras, escopetas, lança-mísseis e pistolas que vão fazer parte de seu inventário aumenta.

Gotham City Impostors

Baixar Gotham City Impostors

Inspiradas pelos feitos do Homem-Morcego na cidade de Gotham, diversas pessoas decidem se vestir de maneira semelhante a ele para manter a paz nas ruas da cidade. Em contrapartida, outros indivíduos decidiram se inspirar no Coringa para espalhar o caos e o pânico por todos os lugares que passam — o conflito entre esses dois grupos é o que dá a base de Gotham City Impostors.

Além da temática, o que faz o game chamar atenção em relação a outras opções do gênero é seu bom humor. Além de apresentar personagens com características bastante caricatas, o jogo possui armamentos com visual bastante bizarro e dispõe até mesmo de cartas irônicas que você pode enviar aos adversários que acabou de abater.

District 187: Sin Streets

Baixar District 187: Sin Streets

A crise econômica que assola o mundo no final do século 21 condenou milhares de pessoas à pobreza, o que resultou em um aumento absurdo nos níveis de criminalidade. Nesse cenário, District 182: Sin Streets recria a famosa luta entre “mocinhos e bandidos”, dando a você a escolha de assumir um papel em um dos lados do conflito.

Favelas, centros comerciais abandonados e galpões industriais servem como alguns dos palcos desse conflito intenso cujo fim está longe de chegar. Engatilhe seu rifle, chame seus companheiros e prepare-se para muita adrenalina e ação em um título em que somente os habilidosos conseguem sobreviver.

PlanetSide 2

Baixar PlanetSide 2

Apresentando cenários com proporções gigantescas, PlanetSide 2 é um MMOFPS no qual três impérios disputam o controle de um planeta. Cabe a você escolher uma facção se unir a centenas de outros jogadores para dominar pontos de controle e, assim, assegurar a sobrevivência de seus aliados.

O aspecto que mais chama a atenção no título é o fato de o mundo do game se transformar de maneira constante. Como as batalhas não param em nenhum instante, não é incomum deixar o jogo em um dia e ver que seu exército perdeu ou ganhou terreno durante os momentos em que você esteve ausente.

Tribes Ascend

Baixar Tribes Ascend

Quem está acostumado com o ritmo de games como Call of Duty ou Battlefield vai se espantar com a velocidade chocante de Tribes Ascend. Aqui, os combates acontecem em um ritmo bastante acelerado, e é preciso ter uma boa mira para acertar os inimigos que ficam voando pelos cenários do jogo com seus jetpacks.

O game oferece ao jogador nada menos que nove classes diferentes, cada uma representando uma função distinta dentro de um time. Para sobreviver, você conta tanto com suas habilidades como atirador quanto com suas qualidades como membro de uma equipe — caso seus colegas não cooperam com você, dificilmente a missão vai terminar com uma vitória.

M.A.R.S.

Baixar M.A.R.S.

Assumindo o papel de um mercenário que possui um arsenal completo à sua disposição, cabe a você completar uma série de missões em cenários variados. Em seu caminho, estão profissionais igualmente bem equipados, que vão fazer de tudo para colocar uma bala em sua cabeça antes que você faça isso com eles.

Além de se preocupar com outros jogadores, você terá que lidar com ameaças como ataques terroristas, invasões de seres alienígenas e até mesmo hordas de mortos-vivos. Além da variedade de cenários, o jogo chama a atenção por oferecer um sistema de personalização abrangente, que garante que dificilmente seu mercenário será parecido com qualquer outro.

Absolute Force Online

Baixar Absolute Force Online

Tendo como palco o Oriente Médio dos anos 80, Absolute Force Online coloca você em meio a um conflito armado entre paquistaneses (apoiados pelos Estados Unidos) e as forças da União Soviética. Cabe a você escolher um dos lados do conflito e partir para combates alucinantes no melhor estilo Counter-Strike.

Além de travar combates de forma tradicional, é possível incrementá-los usando helicópteros e até mesmo zumbis sedentos para consumir carne humana. O jogo também traz uma surpresa para quem não é muito habilidoso no gênero: caso você morra mais de 10 vezes, é possível acionar o modo “Hero”, no qual você ganha um incremento temporário em suas habilidades, o que torna mais fácil encarar os combatentes adversários.

Combat Arms

Baixar Combat Arms

Combat Arms é o tipo de game que, quanto mais você joga, maior a diversão que tira dele. Isso se deve a um sistema de experiência que faz com que seu personagem evolua em ritmo constante, algo que se reflete em novas opções de armamentos e na possibilidade de usar estratégias diferentes para lidar com os adversários.

O aspecto que chama a atenção no título é o fato de ele estar completamente adaptado ao mercado brasileiro. Assim, não só todos os menus do jogo estão traduzidos para o português como é preciso lidar menos com o indesejado lag, já que todos os servidores usados pelo jogo se localizam dentro de nosso país.

Point Blank

Baixar Point Blank

Em Point Blank, você deve reunir toda sua coragem e habilidade para entrar em um conflito que tem como palco uma verdadeira selva urbana. Seja metralhando oponentes ou destruindo cenários, é difícil ter um momento de descanso no jogo, que exige que você sempre fique atento ao que está acontecendo ao seu redor caso deseje sobreviver.

O que chama atenção é a maneira como os ambientes se transformam no decorrer das partidas. Portas e paredes podem ser derrubadas com tiros certeiros, fazendo com que locais protegidos se tornem verdadeiras armadilhas para o jogador — além de evitar a ação dos famosos “campers”, isso também faz com que você tenha que repensar constantemente a maneira como vai reagir a ataques inimigos.

Tom Clancy’s Ghost Recon Online

Baixar Tom Clancy´s Ghost Recon Online

Trabalho em equipe é o que vai determinar seu sucesso ou fracasso em Tom Clancy’s Ghost Recon Online, primeiro jogo gratuito da franquia desenvolvida pela Ubisoft. Como parte de um esquadrão de elite, cabe a você agir com cautela para barrar o avanço de seus adversários em diversas cenários urbanos.

Dispondo de três classes diferentes, o game conta com um sistema de evolução que garante o acesso a novas habilidades e armamentos em ritmo constante. Para sobreviver, é preciso que você saiba explorar bem as características de cada uma delas, lançando ataques que não dão chances para seus inimigos revidar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.