Quem não gosta de um bordão inesquecível? Essas palavras e frases marcantes fazem parte da personalidade ou atitudes de um personagem querido, e, muitas vezes, acabam rendendo memes que habitarão a internet por anos. E a Marvel é particularmente ótima em criar frases de efeito para seus heróis, que ficam gravadas na mente de sua legião de fãs.

Listamos as 12 frases mais marcantes que já vimos e ouvimos em filmes do Universo Marvel. Confira:

12. “Hulk Esmaga!”

Em O Incrível Hulk, de 2008, os fãs foram à loucura quando a besta verde enfim soltou o icônico grito “Hulk Smash!” (“Hulk Esmaga!”), em uma cena que mostrou uma batalha pesada entre Hulk e o Abominável.

Nela, ficou claro para os espectadores o quão diferente é a criatura em comparação ao pacato Bruce Banner, que se transforma em Hulk quando os “nervos” ficam à flor da pele.

11. “Ainda somos amigos, certo?”

Em Capitão América: Guerra Civil, de 2016, a Viúva Negra se vê do lado oposto da batalha, lutando contra o Gavião Arqueiro. Certa hora, o herói brinca (mas nem tanto) dizendo que a amizade dos dois dependeria do quão forte ela bateria nele. Então, os colegas, que têm bastante história juntos, seguem lutando até que a heroína pergunta, de maneira irônica com um toque de sinceridade: “ainda somos amigos, certo?”.

10. “Eu posso fazer isso o dia todo”

 captain america i can do this all day GIF

Essa foi a frase marcante de Capitão América: Guerra Civil, lançado em 2016. Lá no finalzinho do filme, quando o América luta contra o Homem de Ferro, Stark acaba derrubando o Capitão, mas Steve, demonstrando ser durão, se levanta do chão e brinca, de maneira escrachada, dizendo “eu posso fazer isso o dia todo”.

Acontece que o bordão já havia sido usado em 2011, em Capitão América: O Primeiro Vingador, quando Steve ainda não tinha tomado o soro que o transformaria em um super-herói. Ao apanhar de um grandalhão, ele se levanta, limpa o rosto e diz exatamente as mesmas palavras: “eu posso fazer isso o dia todo”.

9. “Hail, Hydra”

 hail hydra captain america winter soldier gary shandling GIF

Durante uma cena de Capitão América: O Soldado Invernal, de 2014, vimos um senador dos Estados Unidos sussurrar para um agente um breve “Hail, Hydra” em seu ouvido — frase que rapidamente se transformou em uma enxurrada de memes.

8. “Essa cidade está voando…”

Muito mais do que um bordão, a frase proferida pelo Gavião Arqueiro em Vingadores: A Era de Ultron, de 2015, fez com que a Feiticeira Escarlate finalmente decidisse se tornar uma Vingadora. Depois de ela ter feito várias burradas, Clint Barton dá aquela prensa nela, dizendo: “Esta cidade está voando e nós estamos lutando contra um exército de robôs. E eu tenho um arco e flecha. Nada disso faz sentido. Mas eu vou voltar para lá porque esse é o meu trabalho. E eu não posso fazer o meu trabalho e ser sua babá. Não importa o que você fez ou o que você é. Se você for lá, você luta. E você luta até morrer. Ficando aqui, está tudo bem, eu mandarei o seu irmão vir encontrar você. Mas se você sair por aquela porta, você é uma Vingadora".

7. “Nós temos o Hulk”

A frase comicamente verdadeira foi dita no filme Os Vingadores, de 2012, em um diálogo que tirou gargalhadas da audiência entre o Homem de Ferro e Loki. Na cena, o asgardiano se gaba dizendo “eu tenho um exército”, mas recebe como resposta de Stark um “nós temos o Hulk!”.

6. “Underoos”

Cheezburger robert downey jr captain america iron man civil war GIF

Underoquê? No finalzinho do trailer de Capitão América: Guerra Civil, de 2016, o Homem de Ferro chega para o Homem Aranha e fala “underoos”. Muita gente ficou sem entender “bulhufas”, mas a verdade é que a palavra é uma referência a uma marca de roupas que existia nos Estados Unidos em 1979, que fabricava uniformes de super-heróis. Stark, como sempre, um fanfarrão!

5. “... o mundo é mais louco do que você”

A frase completa, na verdade, é “não há nada mais reconfortante do que saber que o mundo é mais louco do que você”, que foi dita em Thor: O Mundo Sombrio, de 2013. Quem soltou essa “bomba” foi o Dr. Erik Selvig, um cientista com ares de louco, mas que, na verdade, demonstra ser bastante lúcido.

4. "Nada entra em meus ouvidos. Meus reflexos são muito rápidos e eu impediria"

Em Guardiões da Galáxia, lançado em 2014, Drax, O Destruidor parece ser puro músculo e de pouco humor, mas, assim como os demais personagens, se revela extremamente carismático, à sua maneira. Incapaz de compreender metáforas, o grandalhão acaba arrancando risadas sinceras do espectador, especialmente quando Rocket diz que “a raça dele não entende metáforas, pois entram por um ouvido e saem pelo outro”. Drax prontamente responde “nada entra em meus ouvidos, meus reflexos são muito rápidos e eu impediria”

3. “Ainda acha que é o único monstro na equipe?”

Em Vingadores: Era de Ultron, de 2015, os heróis estão se escondendo de Ultron em uma fazenda do Gavião Arqueiro. É quando Natasha Romanoff e Bruce Banner começam a dialogar sobre um possível romance, e a heroína conta um pouco sobre o seu passado depois de Banner se diminuir, uma vez que ele se transforma em um monstro — o Hulk. Ela responde: “na sala vermelha, onde eu fui treinada, eles têm uma cerimônia de formatura e nos esterilizam… é eficiente… a única coisa que poderia me importar mais do que uma missão torna tudo mais fácil, até matar. Ainda acha que é o único monstro na equipe?”.

2. “Nós somos Groot”

Guardiões da Galáxia, de 2014, deixou muita gente emocionada. Isso porque Groot, uma árvore antropomórfica que não consegue falar nada além de seu próprio nome, conquista o coração de todo mundo com sua lealdade, partindo-os em pedacinhos quando se sacrifica para salvar seus colegas. E é justamente nesse momento de sacrifício que Rocket pergunta por que ele faria aquilo (ou seja, se matar), e Groot, então, responde “nós somos Groot”, morrendo na sequência.

1. “É este o meu segredo, Capitão. Estou sempre com raiva”

 angry marvel avengers the avengers rage GIF

Que Bruce Banner precisa se enfurecer para se transformar no incrível Hulk, não é nenhuma novidade. Mas em Os Vingadores, de 2012, pudemos entender melhor como é o processo de transformação de Banner no temível monstro verde. Ao ser indagado sobre como mantinha a besta sob controle, ele explica que “é este o meu segredo: estou sempre com raiva”. Mas, calma, não era justamente a raiva que liberava o Hulk? Pois então, quando Banner explica que está sempre enraivecido, podemos entender que o homem e a criatura, no fim das contas, não são exatamente opostos, mas sim muito parecidos. Com essa revelação, Banner mostrou que consegue controlar seu monstro interior, deixando-o vir à tona somente quando é necessário.

Este texto foi escrito por Patricia Gnipper via N-Experts.