BlackBerry 10 surpreende pela intuitividade

Imagem de: BlackBerry 10 surpreende pela intuitividade

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Durante a CES 2013, o Tecmundo foi convidado para participar de uma demonstração das novidades do BlackBerry 10, a nova versão do sistema operacional móvel da RIM  que deve ser lançada junto com o primeiro smartphone de tela touchscreen da empresa no final deste mês.

Segundo Michael Clewley, gerente de produtos da companhia, pouca coisa mudou desde que a plataforma foi revelada em setembro do ano passado, indicando que o SO está praticamente terminado e pronto para estrear no mercado. Neste artigo, vamos passar nossas primeiras impressões sobre a nova plataforma.

Observação importante

Contudo, antes de nos aprofundarmos nas características e desempenho do BB 10, é válido salientar que os aparelhos usados na apresentação e que ficaram disponíveis para o uso dos jornalistas eram apenas protótipos, não representando o design ou a configuração dos gadgets que deverão ser lançados com o novo sistema.

De cara nova

Logo no começo da demonstração pudemos perceber a primeira novidade: a tela de desbloqueio conta com recursos de notificação que alertam para a chegada de novos emails, chamadas ou mensagens recebidas em perfis de redes sociais.

Outra novidade nesse mecanismo é o efeito aplicado à transição de desbloqueio, que ganha um estilo mais suave e descolado de liberar a tela inicial da plataforma que acompanha o movimento do dedo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

As modificações na interface do BlackBerry 10 não se restringem apenas ao seu visual. A parte estrutural do sistema também foi alterada, visando proporcionar uma interação mais descomplicada e intuitiva, tendo-se em vista a sua adaptação para dispositivos com tela sensível ao toque.

Por exemplo, você pode transitar entre o BlackBerry Hub (vamos explicá-lo melhor mais para frente), a tela que reúne os apps em execução e o menu de programas instalados simplesmente arrastando o dedo para os lados.

Esse conceito também se estende para o acesso das configurações de alguns recursos do BB 10. De maneira geral, a apresentação e o nosso contato posterior com o sistema da RIM revelou um desempenho bastante fluido.

Teclado

Um dos grandes destaques do BlackBerry 10, principalmente pelo fato dele estar entrando no mercado de gadgets com display touchscreen, é o seu teclado virtual. Ele possui teclas grandes e bem espaçadas, aproveitando bem o espaço de tela disponível e proporcionando uma boa interação.

A resposta aos comandos efetuados se mostrou eficiente e é ampliada com a adoção de um sistema de sugestão muito veloz, que é capaz de sugerir a próxima palavra sem que você digite qualquer letra e que reconhece o idioma que está sendo usado para indicar novos termos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Outro ponto positivo dessa funcionalidade é a facilidade com que você pode acrescentar uma nova palavra à sua mensagem de texto, email ou publicação no Facebook, por exemplo. Tudo o que você precisa fazer é arrastar o termo desejado que foi exibido na tela para cima.

Para quem não gosta de teclados virtuais, o executivo da RIM que conduziu a demonstração comentou que a empresa lançará um acessório que disponibilizará as tradicionais teclas físicas.

Central de mensagens

De acordo com Michael Clewley, outro foco dado durante o desenvolvimento do BB 10 foi a sua integração com serviços de torpedos das operadoras, comunicadores instantâneos e redes sociais, como Facebook, Twitter e LinkedIn. Assim, surgiu o BlackBerry Hub, que nada mais é do que uma central de mensagens.

Em suma, ele permite que você acesso todos os seus meios de comunicação de um único lugar. O Hub também conta com um mecanismo importante para que você deixe de lado o trabalho nos finais de semana.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A central de mensagens do BlackBerry 10 possui uma função que bloqueia as mensagens vindas do perfil profissional criado por você no aplicativo. Dessa forma, de sexta a domingo, você pode só receber comunicados de amigos e familiares.

Outras melhorias

As melhorias do BlackBerry 10 não acabam aí. O navegador da plataforma tem apresentado um excelente desempenho, atingindo 484 pontos, dos 500 possíveis, no teste Html5test.com – além de bater os browsers nativos do Android e do iOS em outros benchmarks.

A câmera da nova versão do sistema operacional da RIM é mais um recurso que avançou, ganhando um mecanismo para o reconhecimento de sorriso e, o mais bacana, um sistema chamado “Time Shift”, o qual registra alguns segundos antes do clique de captura e permite que você navegue entre os frames para escolher um momento melhor para a foto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Seguindo o padrão mantido pelo iTunes há muitos anos, a loja de aplicativos do BB 10 passou a ser integrada com conteúdos de música e filmes. A BlackBerry World, que hoje conta com cerca de 70 mil apps, também deve ter o seu acervo de programas aumentado.

O BlackBerry 10 está passando por testes e negociações de aceitação com as operadoras dos EUA e deve ser disponibilizado inclusive para o PlayBook, o tablet da empresa.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.