DARPA quer criar drones para armazenar suprimentos no fundo do mar

Imagem de: DARPA quer criar drones para armazenar suprimentos no fundo do mar

(Fonte da imagem: Reprodução/DARPA)

Drones aéreos estão sendo cada vez mais comuns em todo o mundo, mas a DARPA pretende fazer uma versão submarina dos robôs de acesso remoto. Visando manter mecanismos de resgate e proteção no fundo do mar, a DARPA pretende criar drones capazes de ficarem adormecidos por anos em profundidades bem grandes — o grande desafio é fazer com que os mecanismos possam ser “acordados” remotamente.

Os responsáveis pelo projeto contaram ao Wired que “o objetivo é dar apoio à Marinha, com tecnologias distribuídas em qualquer lugar e em qualquer momento, em grandes áreas marítimas”. Isso deve incluir não apenas sistemas de resgate para embarcações, mas também equipamentos para comunicações com ambientes remotos.

A DARPA agora procura parcerias com empresas para pesquisa e desenvolvimento de equipamentos em três grandes áreas: comunicações (para manter a possibilidade de ativar os drones remotamente), tecnologia de emersão (para levar as cargas à superfície) e as cargas em si (botes, antenas e o que mais for preciso).

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.