QNX apresenta o CAR 2.0, o painel mais tecnológico que você já viu [vídeo]

Imagem de: QNX apresenta o CAR 2.0, o painel mais tecnológico que você já viu [vídeo]

A QNX é a responsável pelos sistemas operacionais dos últimos aparelhos da RIM (incluindo o BlackBerry 10), mas é na área de carros que a empresa se destacou na CES 2013. Durante a feira, a companhia demonstrou um novo tipo de painel que vai revolucionar a maneira com que você interage com o seu veículo – mas sem tirar as duas mãos do volante, claro.

Trata-se da plataforma CAR 2.0, um sistema integrado que une o painel do veículo com uma tela curva e Full HD de 17 polegadas. É ela que concentra uma série de serviços como GPS, navegador (o mesmo do novo BlackBerry), rede 4G, previsão do tempo, videoconferências e funções de dentro do carro, como abrir e fechar as janelas.

(Fonte da imagem: Divulgação/QNX)

Até o touchscreen é especial: o display conta com um sistema de "pré-toque", que reconhece o local onde você vai colocar o dedo antes mesmo de encostá-lo na superfície.

Além da tela, posicionada entre motorista e passageiro, o painel é remodelado para receber informações e interagir com a plataforma. Quem colocou as mãos no luxuoso Bentley Continental GTC usado para demonstrar a tecnologia elogiou principalmente o sistema de som e imagem, além das chamadas em vídeo.

A QNX já está negociando a plataforma CAR 2.0 com algumas montadoras, mas ainda não há previsão para o início do uso da tecnologia comercialmente. Uma das garantias é que, como cada empresa poderá personalizar o sistema como quiser, cada veículo terá funções únicas no painel.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.