Raspberry Pi: 9 invenções incríveis que mostram o poder do PC de 35 dólares

Imagem de: Raspberry Pi: 9 invenções incríveis que mostram o poder do PC de 35 dólares

Pequeno e versátil, o Raspberry Pi é peça essencial em projetos pessoais (Fonte da imagem: Reprodução/Wikipedia)

Quem assiste aos vídeos da Área 42 certamente gostaria de colocar as mãos em um Arduino, por exemplo, para poder montar seus próprios “gadgets”. Mas imagine se você pegasse um computador pronto e versátil o suficiente para que pudesse ser embutido em diversos projetos do tipo “faça você mesmo”. Essa máquina existe e se chama Raspberry Pi, um PC de US$ 35 que pretende revolucionar a informática.

Aos poucos, o Raspberry Pi tem se tornado o novo Arduíno, sendo usado para construir fliperamas, brinquedos, monitoramento espacial e muitas outras tarefas. Confira, a seguir, os projetos mais populares e incríveis produzidos com esse pequeno e notável computador.

1. Minifliperama de mesa

Um hacker bastante dedicado usou o Raspberry Pi para construir um gadget de causar inveja a qualquer gamer saudosista: um fliperama em miniatura, totalmente funcional e que pode servir tanto como mini game quanto objeto de decoração.

Para a implementação do projeto, o inventor também usou o sistema operacional Linux e o emulador MAME, junto com uma tela TFT de 2,4 polegadas. A energia necessária para ligar esse arcade em miniatura vem de baterias velhas de celulares. E, para tornar tudo ainda melhor, um pequeno display OLED exibe, no topo da máquina, a logo do jogo que está sendo executado no momento.

2. Instrumento musical inusitado

Que tal uma bateria feita com beterrabas? Bem, foi esse o instrumento musical construído por Scott Garner, um estudante de mestrado da Universidade de Nova York. A “Beet Box”, como foi batizada, usa um sensor de toque MPR121, cujo código de operação para Arduíno foi convertido para a linguagem Python por Garner, além de um Raspberry Pi.

O vídeo acima dá uma ideia do funcionamento do instrumento, que, apesar de parecer estranho, funciona muito bem.

3.  Espião espacial

Dave Akerman tem um hobby divertido: soltar balões meteorológicos com dispositivos de captura de imagens para registrar as fotos do mundo vistas de uma altura de 30 km. Normalmente, esses balões também levam muitos sensores e dispositivos de rastreamento para que o cartão de memória com as imagens possa ser recuperado mais tarde, quando o invento voltar para o solo.

Centro de Controle para visualização das imagens enviadas pelo Raspberry Pi (Fonte da imagem: Reprodução/Dave Akerman)

Com o Raspberry Pi, Akerman inovou e fez com que o pequeno computador transmitisse as imagens via onda de rádio para o “centro de controle” do hobbista, que pôde analisar tudo em tempo real. Para a captura das imagens, Akerman usou uma webcam conectada à porta USB da máquina. O equipamento foi recuperado sem danos, mais tarde.

4. Abrir a garagem com Siri

Todo mundo conhece o Siri, assistente do iPhone que interpreta comandos de voz. Mas o que poucos sabem é que o software pode ser expandido com programas adicionais e até mesmo integrado com hardwares que permitem a realização de tarefas muito mais complexas do que consultar a previsão do tempo.

O usuário do YouTube que se identifica como “darkther4py” usou o Raspberry, em conjunto com o Siri Proxy, para abrir e fechar o portão da garagem, como pode ser visto no vídeo acima. Talvez essa ideia possa ser combinada com a de Brandon Fiquett, que configurou o assistente da Apple para ligar o motor do carro e abrir o porta-malas.

5. Fotografias artísticas

Já publicamos, no Tecmundo, um tutorial sobre a técnica fotográfica que permite desenhar com a luz. Porém, com alguns componentes extras e um Raspberry Pi, é possível criar imagens ainda mais bonitas e com desenhos bastante complexos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Adafruit Learning System)

O pessoal do site Adafruit Learning System adaptou uma bicicleta com uma roda repleta de LEDs que, por sua vez, são controlados por meio de um script cujo código-fonte está liberado na página do projeto.

6. Cluster com rack feito de LEGO

O professor Simon Cox, da Universidade de Southampton, criou um supercomputador com nada menos do que 64 unidades de Raspberry Pi, todas conectadas em rede por meio de portas Ethernet. No total, o cluster consome 192 watts e as máquinas foram agrupadas em um rack muito especial, construído com peças de LEGO e com a ajuda do filho de Cox, James, de apenas 6 anos.

O projeto serve para pesquisas e propósitos educacionais, já que, apesar de não substituir os supercomputadores de universidades e laboratórios do mundo, pode ser uma boa alternativa para o teste e aprendizado de conceitos básicos de computação distribuída.

7. Computador para carros

Quando os netbooks foram lançados, eles se tornaram uma das principais alternativas para quem desejava ter um computador de bordo no carro, sendo que os modelos com touchscreen eram os preferidos por quem pensava em “tunar” o veículo. Agora, computadores pequenos, como o Raspberry Pi, se mostram como uma opção muito mais adequada.

(Fonte da imagem: Reprodução/MakeUseOf)

É necessário calcular bem a alimentação necessária para que tanto o Raspberry Pi quanto os acessórios conectados a ele funcionem, afinal, quem é que resiste a uma porta micro USB sobrando?

8. Clone de Google Glass

Quem gostou da ideia do Google Glass e está ansioso a ponto de não querer esperar muito para colocar as mãos em um gadget desses pode recorrer ao Raspberry Pi e ao Linux para criar um projeto semelhante e, quem sabe, até mesmo lançar um produto concorrente no futuro.

Por que esperar se é possível construir o seu próprio "Google Glass"? (Fonte da imagem: Reprodução/Instructables)

Gastando cerca de US$ 380, o entusiasta Jarred Glickstein ensina, passo a passo, como construir um desses sistemas futuristas. Apesar de ter algumas limitações, o “Glass” inventado por Glickstein possibilita navegar pela internet, verificar emails e até mesmo fazer conexões a servidores remotos.

9. Teclado com lata de cerveja

Combinando os poderes de um Arduíno com os de um Raspberry Pi, é possível construir um teclado nada convencional, cujas teclas são, na verdade, latas de cerveja. No vídeo abaixo é possível ver a engenhoca funcionando.

Apesar de o layout do teclado não ser idêntico ao de um teclado comum, o funcionamento é o mesmo: cada lata corresponde a uma tecla e basta pressioná-la para que o item correspondente seja exibido na tela. Apesar de divertida, a invenção não parece levar em conta a ergonomia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.