Atenção! O texto a seguir discute GRANDES SPOILERS do filme Homem-Aranha: De Volta ao Lar, e sua leitura é recomendada aos leitores que já assistiram à produção nos cinemas.

O divertido Homem-Aranha: De Volta ao Lar já está em cartaz nos cinemas brasileiros, estabelecendo o herói aracnídeo dentro do Universo Marvel e consolidando a carreira do ator Tom Holland, perfeito no papel.

A produção, que apresenta uma versão mais jovem do cabeça-de-teia, tem um tom mais leve e divertido que as encarnações anteriores do herói nas telas. Em um clima de aventura, o longa conta com o Homem de Ferro como mentor de Peter Parker, enquanto o jovem tenta explorar seus poderes salvando sua vizinhança.

Surpresas em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures, Marvel Studios

Além do carisma de Tom Holland, do humor e boas cenas de ação, Homem-Aranha: De Volta ao Lar traz também várias referências a outros eventos do Universo Cinematográfico da Marvel (o MCU) e faz grandes revelações que podem ter impacto sobre as próximas produções com o Aranha. Confira cinco destaques:

Zendaya interpreta MJ, mas não Mary Jane

O presidente da Marvel Studios, Kevin Feige, comentou sobre a ideia de chamar a personagem da atriz Zendaya de Michelle e fazer uma brincadeira com as iniciais MJ, o que deixou muitos fãs pensando que a estrela estaria interpretando, na verdade, Mary Jane Watson, a grande paixão de Peter Parker nos quadrinhos.

Zendaya é apenas Michelle Jones, e não Mary Jane. Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures, Marvel Studios

“Nós nunca pensamos nisso como uma grande revelação, mas apenas como uma divertida homenagem a suas aventuras passadas e seu amor passado” disse Kevin Feige ao IGN. “Ela não é Mary Jane Watson. Ela nunca foi Mary Jane Watson. Ela sempre foi essa nova personagem do ensino médio chamada Michelle”.

“Sabemos que há um M em Michelle e um M em Mary. Então, pensamos: ‘Não seria bom se suas iniciais fossem MJ?’ E então eu acho que vazou que ela estaria interpretando MJ e isso se tornou uma dor de cabeça para Zendaya. Mas não era para ser uma grande revelação! Há grandes revelações no filme, mas essa não é uma delas. Ela não é Mary-Jane Watson. Ela vai namorar Peter? Eles vão se apaixonar? Ela parece estar intrigada com ele. Há uma boa química ali. Quem sabe o que acontecerá nos futuros filmes?!”, falou Feige.

Por que a Tia May descobre que Peter é o Homem-Aranha?

Tia May encontra Peter vestido como o Homem-Aranha no final do filme. Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures, Marvel Studios

Falando em grandes revelações, talvez a mais significativa seja a surpresa da Tia May em descobrir que seu sobrinho, Peter Parker, é o Homem-Aranha! O trecho é literalmente a cena final da produção antes dos créditos, deixando um suspense sobre como a personagem vai lidar com essa revelação.

Os roteiristas da produção, John Francis Daley e Jonathan Goldstein, falaram ao The Hollywood Reporter sobre a decisão de mostrar May descobrindo a identidade secreta de Peter: “Isso atenua o que é muitas vezes a parte mais trivial das histórias dos super-heróis, que é descobrir seu segredo. Tiramos a ênfase disso e fazemos com que ela se torne parte do que realmente é a vida dele”.

Quem é o vilão na prisão na cena pós-créditos?

De Volta ao Lar deixa vários caminhos abertos para sequências do cabeça-de-teia e do Universo Marvel. Uma dessas sugestões envolve o vilão Escorpião e o grupo Sexteto Sinistro!

Peter faz outro inimigo na sequência no ferry. Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures, Marvel Studios

O personagem Mac Gargan aparece no filme pela primeira vez tentando realizar uma compra de armas de Adrian Toomes, o Abutre (naquela sequência no ferry boat). Mais tarde, na primeira cena pós-créditos, vemos Gargan novamente pedindo a Toomes a verdadeira identidade do heói aracnídeo. Como Peter salvou sua vida em Coney Island, o Abutre mantém o segredo do aranha.

Porém, o presidiário (que eventualmente se tornará o Escorpião) faz referência a conhecidos fora da prisão que gostariam de enfrentar o Homem-Aranha – o que nos faz pensar que seus colegas do lado de fora sejam membros do Sexteto Sinistro!

Os roteiristas do longa sugerem que talvez esse seja o caminho para o futuro do novo Homem-Aranha nos cinemas: “Acho que se você trata tudo como uma história de origem, não só de nosso herói, mas também de nossos vilões, e vê de onde eles vêm, isso lhes dá mais humanidade e credibilidade”.

Por que Peter recusou o convite de entrar na equipe Vingadores?

Peter recusa a oferta de Tony Stark de entrar na equipe Vingadores. Fonte da imagem: Divulgação/Sony Pictures, Marvel Studios

Outra surpresa do longa-metragem acontece nos momentos finais quando Peter é levado até a nova sede dos Vingadores para ser apresentado como membro da equipe de super-heróis. Porém, o jovem rapaz recusa a oferta de Tony Stark (incluindo o uniforme que lembra muito o traje Aranha de Ferro dos quadrinhos), preferindo seguir seu próprio caminho.

“É parte do arco narrativo no qual Peter está aprendendo que ele não precisa do uniforme para ser um herói, nem precisa ser membro dos Vingadores para ser um herói. Ele é seu próprio cara, e o último ato desse caminho é recusar a oferta de Tony Stark”, explicaram os roteiristas sobre essa decisão.

Mas será que isso significa que o Homem-Aranha não entrará no time dos Vingadores? Pelo que sabemos, o personagem está confirmado no filme Vingadores: Guerra Infinita, mas possivelmente terá poucas cenas (algo parecido com a sua participação em Capitão América: Guerra Civil).

Veremos Miles Morales no Universo Marvel?

Uma das referências mais curiosas do filme e que pode ter relevância para o futuro do Universo Marvel envolve o personagem interpretado por Donald Glover.

O tio de Miles Morales é apresentado em Homem-Aranha: De Volta ao Lar. Fonte da imagem: Reprodução/Marvel Comics

O ator de Community e Atlanta vive Aaron Davis, um criminoso interessado nas armas do Abutre que acaba sendo interrogado pelo Homem-Aranha. Nos quadrinhos, Aaron se torna o vilão Gatuno, e é também o tio do garoto Miles Morales, o Homem-Aranha do universo Ultimate.

No longa, Aaron comenta que tem um sobrinho na região, o que sugere que Miles Morales pode ser apresentado dentro do Universo Cinematográfico da Marvel! Será que teremos dois Homens-Aranha no futuro do MCU?

Veja também:

E você, já foi conferir Homem-Aranha: De Volta ao Lar nos cinemas? Comente abaixo.