AMD apresenta APUs mais rápidas para sleekbooks e tablets

Imagem de: AMD apresenta APUs mais rápidas para sleekbooks e tablets

(Fonte da imagem: Reprodução/AMD)

Ontem (7), a AMD apresentou suas novas APUs. Primeiro, temos os chips Richland, os quais serão exclusivos para o mercado OEM — e provavelmente equiparão os sleekbooks. Se comparados aos modelos anteriores da linha AMD A-Series, esses processadores devem oferecer até 40% mais desempenho. Essas unidades trarão tecnologias de reconhecimento facial e gestual.

A série Kaveri (com litografia de 28 nm) deve ser a sucessora da Richland. Segundo documento oficial, esses chips terão tecnologia HSA (que aproveita o poder de processamento paralelo e a divisão de recursos), sendo que também focarão no mercado de sleekbooks.

Além dessas novidades, a AMD apresentou as APUs Temash e a Kabini — também conhecida como Brazos 2.0 —, as quais serão compostas pelos primeiros SoCs (system on a chip) da fabricante, que também serão os primeiros SoCs x86 quad-core do mundo. Esses chips serão lançados na primeira metade do ano para tablets e notebooks ultrafinos.

AMD Screen Mirror

Conforme você pode ver no vídeo abaixo, a AMD lançará três novas tecnologias para as APUs Richland e Temash. Duas delas (a Gesture Controle e a Face Login) são velhas conhecidas que foram aperfeiçoadas para as novas arquiteturas da fabricante. Contudo, a tecnologia AMD Screen Mirror é uma novidade que merece destaque.

Utilizando o software Screen+ da Arcsoft, é possível enviar o conteúdo do PC para a televisão sem dificuldades. A novidade é compatível com dispositivos que tragam a tecnologia DLNA, ou seja, tudo através de uma rede sem fio. Ainda não há grandes detalhes sobre o funcionamento e a qualidade de transmissão.

Parcerias e novos chips AMD Radeon Mobile

A maioria dessas APUs é focada em produtos do tipo OEM, por isso a AMD já divulgou algumas empresas parcerias. A VIZIO, por exemplo, lançará um tablet, três notebooks ultrafinos e um PC all-in-one com chips AMD. Além desses dispositivos, os AMD A-Series equiparão o ASUS U38 (notebook com tela touch) e dois sleekbooks da HP.

(Fonte da imagem: Divulgação/HP)

Para concluir sua apresentação na CES, a AMD ainda relatou que já disponibilizou novos processadores gráficos da série AMD Radeon HD 8000M para as montadoras de computador. A empresa pretende focar cada vez mais em chips com grande poder de processamento e baixo consumo de energia. Fique ligado em nossa cobertura para mais informações.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.