Há 30 anos, era criada a internet moderna

Imagem de: Há 30 anos, era criada a internet moderna

(Fonte da imagem: Reprodução/Thinkstock)
No dia 1º de janeiro de 1983, ocorreu a transição do Network Control Protocol para o Transmission Control Protocol e Internet Protocol. Esse momento pode não ter sido o mais importante na história da internet, mas foi uma peça-chave para que você pudesse usá-la como ela é hoje.

O Network Control Protocol era um conjunto de regras e procedimentos que tinha como objetivo padronizar a maneira como a comunicação eletrônica era desempenhada. No início da década de 80, o NCP foi substituído pelo Transmission Control Protocol — que era mais sofisticado e tinha a vantagem de garantir que tudo o que fosse transmitido chegasse por completo ao destino. Hoje, utilizamos a versão aprimorada desse protocolo, denominada TCP/IP.

Assim, pode-se considerar que, há 30 anos, foi criada a internet como conhecemos hoje. Na época, os cientistas Vint Cerf e Robert Kahn foram os responsáveis por darem o pontapé inicial no desenvolvimento do protocolo TCP/IP. Já em 1989, o pesquisador britânico Tim Berners-Lee utilizou esse novo protocolo para hospedar um sistema de documentos de hipertexto interligados, conhecido como World Wide Web.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.