Conheça as novas tendências tecnológicas apresentadas na CES 2010

Imagem de: Conheça as novas tendências tecnológicas apresentadas na CES 2010

A CES 2010 chega a seu fim. Depois de quatro dias de muitas novidades e keynotes no maior evento tecnológico do mundo, geeks dos quatro cantos do planeta retornam para casa e devolvem Las Vegas para os turistas e jogadores.

O Baixaki não pôde conferir a festa de perto, mas acompanhou as novidades minuto a minuto e trouxe para você tudo o que rolou de melhor na maior feira de tecnologia do mundo. (saiba o que é a CES 2010 aqui). Caso tenha perdido alguma novidade, pode conferir confira todos os artigos na íntegra aqui.



Fui uma das redatoras selecionadas para cobrir a Consumer Eletronics Show 2010 para o portal Baixaki e posso dizer que foram quatro dias de trabalho intenso. Deixei a sessão seção Mac de lado - onde geralmente trabalho - e foquei nos novos gadgets e tendências lançados na feira. A CES 2010 acabou e, ao mesmo tempo em que me sinto aliviada, estou encantada com tanta coisa nova.

CES 2010

Mas antes de dar o meu adeus final à feira, há uma tarefa a ser cumprida: resumir os fatos e apontar as grandes novidades apresentadas na CES 2010. Isso é quase como um turista que vai à Europa e precisa contar sobre todas as maravilhas que viu! Por mais que tente, uma ou outra coisa sempre acaba ficando de fora. A tarefa é difícil, mas vamos lá!



Tablet - a era dos computadores Slate



Lá pela metade de 2009, começaram alguns rumores de que a Apple iria lançar uma tablet, uma espécie de iPhone com tela de 10’’ e um sistema operacional mais robusto. Desde então, os boatos só aumentam, fazendo com que outras empresas peguem carona neste hype.



A Microsoft foi a primeira a se manifestar, mostrando indícios de que estaria por lançar o Courier, um computador superportátil que se encaixa na categoria tablet. Mas na hora de fazer história, durante sua keynote na CES 2010, Steve Ballmer, o CEO da Microsoft, desapontou e tudo o que mostrou ao público foi um protótipo de tablet rodando Windows 7 a ser desenvolvida desenvolvido pela HP.



HP TouchSmart tm2

HP TouchSmart tm2

Além da parceria com a Microsoft, a HP traz o TouchSmart tm2, um netbook com tela giratória e multitoque de 12’’ que pode se transformar em uma tablet. Apesar de ostentar poder com um processador Intel Core 2 Duo e Windows 7, este netbook/tablet é voltado para o acesso rápido à internet e a pequenos aplicativos.

Lenovo IdeadPad S10-3t

Lenovo IdeaPad

No mesmo estilo do HP TouchSmart tm2, o IdeadPad S10-3t da Lenovo é um netbook de 10’’ com tela giratória multitoque capaz de se transformar em uma tablet. O processador Atom N470 e a bateria razoável com duração de até 4 horas provam que o brinquedinho foi feito pensando na mobilidade e é voltado para o acesso à internet e aplicativos básicos. 



Lenovo IdeaPad U1

Parece que a Lenovo resolveu apostar boa parte de suas fichas neste novo mercado de tablets. A IdeaPad U1 seria apenas mais um modelo híbrido de netbook e tablet 
se não fosse por sua ousadia: a tela pode ser utlizada tanto conectada ao netbook quanto separada, na forma de um tablet de verdade, com sistema operacional independente e tudo mais.

Lenovo IdeaPad


Quando no modo netbook, o IdeaPad U1 traz um processador Intel Core 2 Duo, rodando Windows 7. No entanto, quando a tablet é destacada no netbook, ela roda um sistema operacional próprio chamado Skylight em um processador Snapdragon.

Nvidia Tablet Tegra

Tegra

Ninguém esperava que a Nvidia fosse pegar carona nesse bonde! Mas aí está: a Tablet Tegra vem para unir a potência de um computador convencional à portabilidade de um iPhone. A tablet terá oito processadores independentes, Dual Core Cortex A-9 e promete potência.

Dell Streak

DELL Streak

Enquanto os outros modelos apresentados na feira ficam entre um netbook e uma tablet, o Dell Streak está mais para um smartphone turbinado. Com tela multitoque de 5’’, o bichinho promete rodar o Android 2.0.

3D - a vez da terceira dimensão

Até ontem, pensar na possibilidade de ter uma televisão com conteúdo 3D na sala da sua casa era algo futurista, bobo até. Mas hoje, eu mesma já anunciei lá em casa: “dentro de alguns anos, vamos comprar uma televisão 3D para colocar na sala!”.

O pessoal até duvidou, mas a enorme quantidade de televisores e aparelhos de Blu-ray 3D anunciados na feira torna isso possível. A própria Copa do Mundo de 2010, na África do Sul, já será transmitida em três dimensões, enquanto os novos modelos de televisores prometem estar na wishlist de muitos consumidores em todo o mundo.

Panasonic VT25

Panasonic

O televisor de plasma 3D HD mostrado pela Panasonic já havia sido apresentado como um protótipo em 2009 e agora ganha a realidade. Uma das vantagens do aparelho é a inclusão de óculos 3D, necessários para a visualização do conteúdo. O televisor deve chegar ao mercado norte norte-americano ainda no primeiro semestre de 2010.

Panasonic 152

TV gigante

Uma TV 3D do tamanho de uma parede. A novidade da Panasonic deixou a plateia de queixo caído ao apresentar a tecnologia Full HD 3D em uma tela de grande porte. Não foi informado se o produto realmente estará a à venda.

Sony Bravia 

Sony

Os japoneses também aproveitaram a onda do 3D para mostrar uma linha de televisores que deve entrar no mercado em breve. Não foram divulgadas informações extras sobre os produtos, mas a empresa garante que serão 38 modelos com suporte para o mundo tridimensional variando entre 22 e 60.

Toshiba Cell TV

Toshiba

A empresa não trouxe nem um modelo que reconhece o 3D, mas algo ainda mais interessante. Os novos televisores contam com uma tecnologia que permite transformar qualquer conteúdo 2D em 3D. A tela em LED conta com uma frequência de 480 Hz para transmissão 2D e 240Hz + 240Hz para conteúdo 3D.

LG Infinia

LG Infinia

O novo modelo de televisor conta com tela OLED de 55 e um amplo suporte ao para o conteúdo 3D. A nova linha Infinia afirma trazer a televisões mais finas do mundo para dentro da sua casa. Com uma espessura reduzida (23mm) e uma moldura de apenas 8.5mm, a LG Infinia oferece uma tela retroiluminada e prova ser o que há de melhor no mundo da tecnologia.

Blu-ray 3D

Blu-ray 3D

Junto aos televisores, foram lançados alguns aparelhos de Blu-ray 3D, que são capazes de ler os novos filmes em três dimensões que devem ser lançados ainda neste ano. Para conhecer os Blu-ray 3D lançados na CES 2010, confira este artigo.

E-book readers - o papel digital

Depois do Amazon Kindle, outras empresas começaram a considerar a produção de leitores de livros digitais. Embora a Sony já tenha lançado o Reader há alguns meses, a CES 2010 ainda foi palco do lançamento de novos modelos. Então, se você é um ávido leitor, quem sabe não esteja na hora de trocar o papel pelo meio digital?!

Skiff Reader

Skiff Reader

A Hearst Corp surpreendeu com lançando um e-book reader dobrável e bastante charmoso. O carro carro-chefe do produto é a flexibilidade do material, que oferece uma leitura agradável e, literalmente, maleável. O e-reader traz uma tela de 11.5’’ sensível ao toque e com resolução máxima de 1200 x 1600. Ainda não há preço ou previsão de disponibilidade.

Hanvon WISEreader

WISEreader

A nova linha de e-book readers da chinea Hanvon traz modelos de 5’’, 6’’, 8’’ e 9.7’’. Todos eles contam com uma tela multitouch e com suporte para o uso de uma caneta especial, voltada para quem gosta de fazer anotações na própria tela. Conexão wireless e USB também fazem parte deste gadget que deve ter um preço de US$295 para o modelo de 5’’.

Blio

Longe de ser um e-reader ou um gadget do tipo, o Blio é um simples software desenvolvido, até agora, para Windows e iPod touch/iPhone. Sua principal missão é transformar qualquer smartphone ou computador em um e-book reader de qualidade. 

Sem se limitar ao texto, o Blio quer integrar som, imagem e conteúdos interativos da web em um só livro digital. O software conta com sua livraria própria e deseja oferecer sua própria linha de livros modificados.

Blio


O exemplo que melhor explica o Blio é o seguinte: imagine um livro de ciências em que os alunos possam assistir a vídeos e fazer testes na internet sem precisar de nada além de um computador ou smartphone e o Blio. Interessante, não?

Tecnologia verde - o planeta agradece

Todo mundo já sabe: é preciso fazer a sua parte para tentar minimizar os problemas globais e salvar a Terra de vilões como o efeito estufa. Já faz alguns anos que a tecnologia entrou no jogo do ecologicamente correto, mas foi durante a CES 2010 que este posicionamento ficou realmente claro. 

Para estimular o viés ecológico, o próprio Greenpeace fez parte da feira, e lá anunciou que, este ano, a Apple foi a empresa que menos prejudicou o meio ambiente.

Ranking to Greenpeace.

Segundo o ranking da organização, o pessoal de Cupertino foi único a respeitar todas as regras ambientais e a produzir seus computadores, monitores e celulares sem deixar que o planeta pague a conta.

HydroFill

Você já olhou para uma tomada e parou para pensar de onde vem aquela energia? Pois é, os geradores de energia podem até tentar uma amizade com o meio ambiente, mas a verdade é que todos causam algum tipo de dano - em menor ou maior grau.

Hydrofill

Pensando nisso, o pessoal da orizon Fuel Cell Technologies resolveu criar uma bateria que funciona com a extração do hidrogênio da água e que é capaz de carregar pilhas e pequenos gadgets. O produto ainda não tem preço ou disponibilidade. Quer saber como ele funciona? Confira a explicação completa no artigo de apresentação.


Eco FlatTV

A Philips, em parceria com a Funai Eletric, resolveu dar uma chance ao meio ambiente e dedicar a ele uma linha completa de seus televisores. Com uma tela LED otimizada, o televisor consome até 40% menos de energia que as telas LED normais. Além disso, um sensor detecta a luminosidade no ambiente e permite um consumo menor sem que haja perda de desempenho.

Eco FlatTV

Para finalizar a preocupação ambiental, a Eco FlatTV utiliza até 30% menos de plástico em sua fabricação e vem em uma caixa feita com papel reciclado.

Tablets, televisão 3D, e-book readers e tecnologia verde. Ver estes itens se tornando realidade é quase tão bom quanto conhecer Paris, Roma, Berlim... As empresas apostaram e os analistas gostaram.

Baixaki

Em 2010, o mundo tridimensional deve aparecer na sua sala, enquanto você lê os artigos do Baixaki na sua tablet e organiza sua biblioteca digital: tudo isso sem agredir o meio ambiente. 

Antes da CES 2010, o Baixaki trouxe dois artigos (2010: previsões para um Ano Novo muito tecnológico e 2010: quais tecnologias irão bombar no ano que vem?)sobre as tecnologias que devem fazer sucesso em 2010 e muitas delas são as mesmas vistas durante a CES 2010.

As empresas já apostaram suas fichas, mas como será a aceitação destas tecnologias por parte do público? Passado o êxtase provocado pelas novidades, só nos resta esperar por preços e datas. CES 2010: o futuro foi anunciado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.