Debate: celulares de 2013 com tela Full HD farão alguma diferença?

Imagem de: Debate: celulares de 2013 com tela Full HD farão alguma diferença?

Ano que vem, as fabricantes de celulares devem dar um salto ainda maior no desenvolvimento dos aparelhos. Com configurações de hardware mais potentes, recursos avançados e telas gigantes, os novos smartphones devem impressionar com visuais e funcionalidades superiores.

Entre as tendências para os próximos modelos de celulares, temos muitas notícias cogitando a inclusão de telas capazes de trabalhar com resoluções Full HD. Caso isso realmente venha a ocorrer, os portáteis terão a mesma qualidade de filmes em Blu-ray.

Na teoria, telas com resoluções maiores são melhores, mas resta a dúvida: haverá alguma diferença notável? Separamos alguns tópicos para debatermos sobre o assunto, portanto, depois de ler, você pode deixar sua opinião para participar dessa discussão.

Imagens incrivelmente nítidas

O primeiro ponto que devemos levar em consideração é que a resolução interfere diretamente na nitidez e na qualidade geral da imagem. Assim, não podemos dizer que essa investida das fabricantes seja ruim, pois os resultados seriam benéficos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Faça um teste: execute um jogo (ou um vídeo) no seu computador em 720p e depois configure o mesmo conteúdo para 1080p. As diferenças são facilmente distinguíveis, com visuais muito mais bonitos na configuração mais avançada.

O raciocínio é simples e lógico: quanto mais pixels em uma região, menor será o tamanho do pixel, portanto, há menores chances de visualizarmos defeitos. Displays com resolução Full HD são perfeitos para vídeos em alta definição, pois eles conseguem reproduzir todos os pixels; diferente das telas com menor resolução que deixam o conteúdo um pouco “borrado”.

Limitações do hardware humano e do smartphone

Ainda que seja incrivelmente nítida, uma tela com resolução Full HD de tamanho reduzido pode não oferecer tantos benefícios. O iPhone 5 não tem display com capacidade para exibir conteúdo em 1080p, mas ele é um exemplo de produto que conta com uma tela que reproduz mais pixels do que o olho humano consegue enxergar.

O smartphone da Apple tem resolução de 640x1136 pixels. Agora, se essa resolução já é mais do que enxergamos, imagine como sobrarão pixels em uma tela com 1080x1920 pixels. Pois é, pode ser um exagero de definição, mas também é um ótimo aspecto para alavancar as vendas dos celulares inteligentes.

Resolução fantástica! (Fonte da imagem: Divulgação/Apple)

Além disso, uma resolução maior requisitaria maior poder de processamento, afinal, são muitos pixels para reproduzir. Claro, os novos celulares devem trazer CPUs com até oito núcleos, mas é importante lembrar que um uso mais intenso do chip gráfico e do processador deve acarretar em maior consumo de energia.

Você acha que os celulares de 2013 com tela Full HD farão alguma diferença?? Será que os displays com resolução 720p já não são suficientes? Deixe sua opinião.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.