NASA revela a incrível face escura de Saturno

Imagem de: NASA revela a incrível face escura de Saturno

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/NASA)

A sonda espacial Cassini continua em órbita ao redor de Saturno, realizando medições e coletando dados sobre os famosos anéis e a atmosfera do planeta. Contudo, quem poderia imaginar que, entre as imagens capturadas pelo observatório, seria possível encontrar uma fotografia tão surpreendentemente bela?

De acordo com a NASA, a sonda espacial foi posicionada na face escura de Saturno propositalmente, dirigindo sua câmera ao planeta assim que chegou ao local perfeito, que oferecesse um ângulo no qual o Sol fique completamente oculto atrás do planeta. Os anéis se tornam mais visíveis a partir dessa posição, e inclusive é possível ver a sombra deles refletida na superfície de Saturno.

Mas além de oferecer um ângulo perfeito para as fotos, essa posição — chamada de “high solar phase” — também é conhecida por revelar detalhes dos anéis e da atmosfera de Saturno que normalmente não são visíveis a partir de outros pontos. A última vez que a sonda Cassini esteve na mesma região para tirar uma foto semelhante foi em 2006, o que resultou em uma imagem com o planeta Terra como companheiro de retrato.

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.