Ciência ajuda a definir quão verdadeiros são seus tweets

Imagem de: Ciência ajuda a definir quão verdadeiros são seus tweets

Apesar de o Twitter ser uma grande fonte de informação em tempo real, há muito ruído na rede social que torna difícil saber no que prestar atenção e no que acreditar de fato. Pensando nisso, uma equipe de pesquisadores está trabalhando em algoritmos capazes de diferenciar quais tweets contém informações reais daqueles que contém boatos e piadas.

A pesquisa, que deve ser publicado no periódico Internet Research no próximo mês, utiliza uma série de testes para prever quais tweets tratam de acontecimentos reais. Para isso, o algoritmo segue alguns padrões bastante lógicos como, por exemplo, se eles são reproduzidos ou são provenientes de uma fonte com muitos seguidores, se são maiores ou se contém URLs.

Além disso, a linguagem também ajuda a decodificar o conteúdo. Pontos de exclamação e de interrogação, assim como pronomes na primeira e terceira pessoa costumam ser dicas de que o conteúdo dos tweets podem não ser confiáveis.

Utilizando todas essas informações juntas, o algoritmo desenvolvido pelos pesquisadores Carlos Castillo, Marcelo Mendoza e Barbara Poblete consegue descobrir se um tweet é verdadeiro ou não em 86% dos casos – uma margem que, ainda que longe da perfeição, é melhor que o tradicional 50%.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.