Livrarias querem uma regulamentação restrita quanto ao comércio de e-books

Imagem de: Livrarias querem uma regulamentação restrita quanto ao comércio de e-books

(Fonte da imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
A Amazon brasileira entrou oficialmente no ar ontem (dia 6 de dezembro) e já está causando certo furor no país. Além de trazer um conteúdo inicialmente formado por livros digitais — algumas obras podem sair por menos de R$ 5 —, a maior loja de comércio eletrônico do mundo também traz preocupações para os donos de livrarias.

A Associação Nacional de Livrarias (ANL) já divulgou carta aberta propondo medidas que combatam a concorrência desleal e protejam o futuro do negócio. No caso, a instituição está preocupada com os efeitos que a Amazon e outras lojas do segmento digital poderão causar na rentabilidade dos 3,4 mil pontos de venda de livros existentes no país.

Segundo uma reportagem divulgada no site O Globo, o vice-presidente da ANL, Augusto Kater, defendeu a regulamentação do comércio de livros (impressos e digitais) tendo como exemplo o funcionamento da indústria cinematográfica. De acordo com Kater, um filme primeiramente sai no cinema para depois começar a ser vendido, mas no mercado de livros está acontecendo o contrário e já existiriam editoras fazendo pré-lançamento no digital.

Propostas apresentadas pela ANL

No documento divulgado pela ANL, quatro propostas são apresentadas:

  • Intervalo de 120 dias entre o lançamento dos livros impressos e a liberação nas plataformas digitais;
  • O mesmo desconto de revenda do livro digital para todas as livrarias;
  • A implantação de um teto de 30% na diferença de preços entre livros físicos e digitais;
  • A limitação em 5% no desconto dos e-books.

Ainda segundo o vice-presidente da ANL, hoje, se alguém quer abrir um negócio, dificilmente investirá em uma livraria, já que não existe a certeza de que os fornecedores serão fieis. Assim, a instituição pede para que as editoras se conscientizem sobre a importância do livreiro para o mercado e que o governo regulamente o setor.

A regulamentação do setor de livros já é algo que está em prática na França, onde é proibido dar descontos em livros durante o primeiro ano após o lançamento, inclusive para e-books.

O futuro das livrarias

De acordo com a reportagem do site O Globo, o professor do Instituto de Economia da UFRJ e coordenador do laboratório de Economia do Livro, Fábio Sa Earp, acredita que o futuro das livrarias é bastante duvidoso.

Para o pesquisador, elas ainda não têm muito o que temer, mas só enquanto os leitores de livros digitais ainda forem caros. Depois que eles começarem a baratear, as livrarias vão sofrer. Nesse caso, os livreiros terão que se especializar em um tema, vender mais coisas do que apenas livros (CDs, DVDs etc.) ou fechar as portas.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.