FIFA vê como revolução o uso de tecnologia na linha do gol [enquete]

Imagem de: FIFA vê como revolução o uso de tecnologia na linha do gol [enquete]

Animação que mostra como vai funcionar o sistema HawkEye. (Fonte da imagem: Reprodução/FIFA.com)

O secretário-geral da FIFA Jérôme Valcke se mostrou bastante empolgado com o uso da tecnologia para acabar com algumas polêmicas no futebol. Em suas palavras, o novo método que ajuda a identificar se uma bola passou ou não por completo da linha do gol “é uma espécie de revolução”.

Ele estreia na próxima quinta-feira durante a partida entre Sanfrecce Hiroshima, do Japão, e Auckland City, da Nova Zelândia, pelo Mundial de Clubes da FIFA. Um dos exemplos utilizados por Valcke para justificar a aposta no uso de tecnologia no futebol é um caso emblemático da disputa entre Alemanha e Inglaterra pela Copa do Mundo de 2010, realizada na África do Sul.

No jogo, a Inglaterra não teve um gol legítimo validado, quando a bola quicou no chão dentro do gol após ter batido no travessão. “Todos assistimos ao jogo entre Inglaterra e Alemanha na África do Sul em 2010. Com aquilo, reabrimos as discussões sobre um sistema que pudéssemos usar para ajudar o árbitro”, afirmou.

Duas tecnologias para acabar com as dúvidas

A FIFA vai testar duas tecnologias diferentes ao longo do seu torneio oficial de clubes. Uma delas, usada já na partida inaugural da competição, é a GoalRef, na qual dez sensores são instalados nas traves e avisam o árbitro no caso de a bola ultrapassar por completo a linha do gol.

O outro método, chamado de HawkEye, é o mesmo usado em jogos de tênis profissionais e conta com um sensor na bola e várias câmeras de alta velocidade sempre focadas nas traves. Quando necessário, ele recria as ações capturadas em uma animação 3D da bola, mostrando se ela entrou ou não.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.