iOS: como habilitar ou desabilitar dados roaming

Imagem de: iOS: como habilitar ou desabilitar dados roaming

Ao ter um dispositivo que permite o roaming de dados, é importante saber habilitar ou desabilitar essa função — especialmente para evitar o gasto com tarifas adicionais em algumas situações.

No caso, ao ativar a função, o seu aparelho passa a receber dados por redes celulares que não pertencem à sua operadora. Assim, certos valores poderão ser cobrados caso você não desabilite a ferramenta e saia da área em que o seu dispositivo está registrado (normalmente, isso ocorre em viagens).

Por outro lado, caso seja importante que você sempre continue "conectado", o roaming de dados também poderá ser uma boa opção. Veja abaixo como habilitar ou desabilitar essa função de forma simples e rápida:

Faça você mesmo

Depois de acessar a opção “Settings” (“Ajustes”) do seu aparelho, selecione a opção “General” (“Geral”) e, em seguida, “Cellular” (“Celular”).


Serão apresentadas na tela as informações quanto às conectividades ativas (ou não) em seu dispositivo:

  • Dados do celular: opção que dá ao telefone a permissão de buscar outras redes, não se restringindo apenas à rede Wi-Fi.
  • Ativar 3G: para optar pelo uso da rede de telefonia móvel.
  • Roaming de dados: o próprio dispositivo já notifica que esta opção deverá ser desativada durante viagens para evitar gastos ao navegar na internet ou usar email e MMS, por exemplo.

Note que, caso o tópico “Dados do Celular” estiver desativado, o “Roaming de Dados” não aparecerá nas opções.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.