8 ferramentas especializadas para músicos

Imagem de: 8 ferramentas especializadas para músicos

Não somente de profissionais vive a música. Muitas pessoas gostam de passar o tempo livre tirando um som em seus instrumentos de estimação, como violão, teclado, cavaquinho ou até mesmo em um piano. Diversos são os meios disponibilizados para treinar suas habilidades musicais e fazer disso um hobby.

Além de ser possível ter acesso fácil a diversas cifras e tablaturas espalhadas pela web, também é comum encontrarmos diversos programas disponibilizados na internet que tenham o foco voltado para a música. Enquanto alguns deles ajudam você a aperfeiçoar a técnica em alguns dos instrumentos mais populares – seja de forma amadora ou profissional –, outros oferecem um entretenimento musical.

Neste artigo, vamos mostrar algumas opções de programas para que você se divirta enquanto melhora as suas habilidades de controlar os instrumentos musicais simulados pelos softwares citados. Escolha qual se encaixa melhor ao que você procura e parta para a prática.

GuitarSim: simulador de guitarra

Este simulador de guitarra oferece 12 cordas para você fazer as criações musicais que bem entender. O programa apresenta a escala pentatônica para que você seja capaz de compor suas próprias canções, tendo como base todo o seu conhecimento musical.

(Fonte da imagem: Baixaki)

GuitarSim pode ser utilizado tanto por pessoas que não tenham tanta experiência com esse tipo de programa quanto por músicos com um nível maior de experiência. Isso porque, além de permitir que o leitor componha canções, ele também torna possível o ensaio de músicas já bem famosas, para que você pratique suas habilidades com a guitarra.

Fruit Loops Studio: criação e edição de músicas

Fruit Loops Studio é uma das opções mais utilizadas por músicos de todos os estilos musicais, sejam essas pessoas profissionais da área ou iniciantes. Apesar de ter foco mais acentuado para a criação de música eletrônica, o aplicativo é uma boa opção para quem quer desenvolver melodias em qualquer ritmo existente.

O programa funciona por meio de templates, que são adicionados à tela do software, com as configurações básicas do estilo musical escolhido, para que assim você possa dar início às alterações.

No caso da música eletrônica, o aplicativo já apresenta um conjunto de configurações-padrão para que o trabalho seja iniciado assim que a instalação for finalizada. Entretanto, para os outros estilos, é preciso adicionar esse arquivo manualmente.

Depois de feitas as preparações iniciais, você pode utilizar os diversos instrumentos musicais apresentados na tela para ir compondo as partes da canção. Além disso, o programa permite que o leitor aplique efeitos sonoros na melodia a ser desenvolvida e também possibilita a exportação e importação de sets já criados.

Ableton Live: criação de música eletrônica

Assim como o próprio nome já entrega, Ableton Live é um software para músicos que já trabalham tocando um som ao vivo para o público – ou até mesmo para aqueles que querem apenas se divertir dando uma palhinha de suas canções para os amigos.

Isso porque o programa oferece a possibilidade de realizar edições em tempo real, permitindo que você acompanhe a música e altere a melodia reproduzida enquanto o som está rolando. Este software é ideal para pessoas que trabalham com remixes e apresentações de música eletrônica, como um DJ em uma balada que sentir a necessidade de modificar algumas partes da canção tocada enquanto a festa estiver acontecendo.

The Music Producer: picapes para os DJs

The Music Producer é outro programa voltado principalmente para a criação de música eletrônica, oferecendo uma grande quantidade de samplers para deixar a sonoridade da sua melodia completa. A variedade dessas opções é muito grande também.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Entre as opções disponíveis, o leitor encontra som de baixo, solos de guitarra e também batidas eletrônicas. Apesar de este software ser gratuito apenas para um teste de 30 dias – apresentando algumas ferramentas bloqueadas –, é possível tirar bom proveito da diversidade de ritmos oferecidos por ele e fazer modificações em seu projeto a hora que você bem entender, sem ser necessário finalizar a criação antes de fechar o aplicativo.

KB Piano: simulador de piano

Seguindo uma linha um pouco diferente em relação aos outros programas listados nesta seleção, o KB Piano apresenta um foco bem específico, trazendo ferramentas exclusivas para um instrumento: o piano.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O programa transforma as teclas do seu teclado em um verdadeiro piano, fazendo com que cada uma delas reproduza uma nota diferente. As criações podem receber mixagens desenvolvidas em tempo real enquanto você está compondo a melodia. Além disso, o software permite que o leitor gere arquivos MIDI com cara profissional, mesmo que você esteja apenas iniciando a sua carreira musical.

DvDrum 2: simulador de bateria

Um simulador de bateria que traz a possibilidade de criar solos e até mesmo de assistir a aulas para que você possa aprimorar a sua técnica. Este é o DvDrum, um aplicativo totalmente gratuito e repleto de ferramentas – bom o suficiente para nenhum baterista botar defeito, seja ele profissional ou amador.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O programa oferece a opção de tocar a bateria (e gravar o som feito) sem e com acompanhamento de um fundo musical produzido por outros instrumentos. Dessa forma, é possível tanto criar uma melodia totalmente do zero como gerar uma composição para acompanhar uma música já existente.

BandzPro: simulador de vários instrumentos

BandzPro possui um foco bem genérico, porém útil para quem quer utilizar ou experimentar vários instrumentos diferentes. Isso porque o programa apresenta uma verdadeira banda para você se divertir, disponibilizando sons de violão, piano, teclado, guitarra e bateria.

(Fonte da imagem: Baixaki)

Apesar de a sonoridade apresentada pelo software não ser a mais fiel possível, se comparada com o som original dos instrumentos, o fato de utilizar teclas e mouse para fazer um som improvisado pode ajudar em muitos trabalhos com edição musical. Vale a pena dar uma conferida e produzir melodias variadas usando os barulhos gerados por cada uma das opções oferecidas pelo aplicativo.

Cool Record Edit Pro: edição e recuperação de áudio

Este é um aplicativo que oferece opções para edição e criação de músicas, mas não como foco principal do programa. Cool Record Edit Pro se destaca pelas ferramentas de recuperação que ele apresenta, como as funcionalidades que permitem melhorar o áudio de um arquivo que foi transferido a partir de um disco de vinil, por exemplo, cuja sonoridade costuma apresentar distorções.

(Fonte da imagem: Baixaki)

O programa possibilita que sejam aplicados efeitos sonoros às músicas trabalhadas, bem como oferece a opção de utilizar um redutor de ruídos – com funcionalidades específicas para áudio retirado de fitas cassete e vinil, além de outros tipos de fontes. Além disso, você também pode acessar edições básicas, como recortes de trechos da canção, funções para copiar e colar notas e até mesmo apagar determinadas regiões do arquivo.

Apesar de esta ser uma versão gratuita apenas para teste, permitindo que você utilize as ferramentas normalmente durante 30 dias, o programa não apresenta limitações significativas que cheguem a prejudicar as edições.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.