No futuro, os astronautas poderão imprimir seus equipamentos no espaço

Imagem de: No futuro, os astronautas poderão imprimir seus equipamentos no espaço

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, está utilizando 4,5 quilos de uma imitação de rocha lunar doados pela NASA para produzir ferramentas através de impressões 3D.

De acordo com o site Geekosystem, os objetos impressos fazem parte de um estudo para desenvolver uma forma de construir equipamentos na Lua, o que minimizaria a quantidade de equipamentos que os astronautas precisam transportar ao espaço, além de reduzir o custo das viagens.

Conforme confessaram os pesquisadores, embora os objetos impressos durante os testes iniciais não tenham uma aparência fantástica, os resultados são bastante promissores. A imitação de rocha — uma substância sintetizada pela NASA com as mesmas características físicas, químicas e mecânicas das rochas lunares — serve para que os pesquisadores possam testar as propriedades do material e determinar quais elementos podem ser adicionados à mistura para que seja possível criar ferramentas e peças mais duráveis e precisas.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.