Na mira do governo, Google lança campanha a favor da liberdade na internet

Imagem de: Na mira do governo, Google lança campanha a favor da liberdade na internet

(Fonte da imagem: iStock)

Uma alteração nas leis de direitos autorais na Alemanha pode prejudicar os negócios do Google por lá. Para evitar que isso aconteça, a gigante das buscas lançou a campanha “Defenda sua internet”, que tem como objetivo alertar aos cidadãos o efeito prático destas modificações na utilização diária da rede.

Segundo o projeto de lei, o Google teria de pagar aos veículos caso desejasse indexar sites jornalísticos. O problema se dá devido aos trechos dos textos que são exibidos na página de buscas, ao lado de anúncios que geram receita apenas à empresa de pesquisa. No entendimento dos políticos da Alemanha, a companhia estaria se aproveitando de conteúdo alheio para lucrar.

O Google se defende afirmando que a relação de sua ferramenta de busca com as empresas indexadas é uma via de duas mãos. Ao mesmo tempo em que a empresa lucra com os anúncios exibidos ao lado das pesquisas, o mecanismo é responsável por cerca de 50% dos acessos dos portais de notícias. Essa novela ainda está longe de acabar.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.