Análise: Nokia Asha 311

Imagem de: Análise: Nokia Asha 311

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

É impossível encontrar alguém que use muito um telefone celular hoje em dia e que não gostaria de ter um smartphone de ponta. Enviar emails, acessar redes sociais e sites é algo que chama a atenção de muita gente, mas o preço cobrado por alguns aparelhos pode desanimar algumas pessoas.

Por causa disso, é comum ver consumidores preferindo aparelhos “xing lings” que, apesar de proporcionar uma experiência de uso bem abaixo dos smartphones disponíveis no mercado, têm um preço muito atraente.

Pensando nisso, a Nokia, empresa que tem investido bastante no Windows Phone, criou uma linha de aparelhos celulares com preços bem acessíveis e funções que podem servir como uma porta de entrada para um público que nunca experimentou usar um smartphone de qualidade.

Um desses celulares é o Asha 311, aparelho que nós recebemos e pudemos verificar se consegue servir como um smartphone de baixo custo. O celular se destacou pela qualidade de sua tela e pela possibilidade de conexão à internet através de Wi-Fi e 3G.

Antes de falarmos um pouco mais sobre o Asha 311, fiquem com as especificações do aparelho:

  • Memória RAM: 128 MB
  • Sistema operacional: Nokia Asha Series 40
  • Memória interna: 140 MB
  • Espaço para cartão: sim (cartão de 2 GB acompanha o aparelho)
  • Tamanho da tela: 3 polegadas (240x400 pixels)
  • Tipo de tela: Capacitativa com 65 mil cores
  • Câmera: 3,2 MP
  • Som: alto-falantes e conector de fones de 3,5 mm
  • Conectividade: Bluetooth e WLAN
  • 3G: sim
  • Wi-Fi: sim
  • Rádio: sim
  • Acelerômetro: sim
  • Bateria: Li-Ion 1.110 mAh
  • Autonomia da bateria: até 14 horas para conversação (6 horas se o 3G estiver ativado)
  • Peso: 95 gramas
  • Dimensões (A x L x E): 10,06 cm x 5,2 cm x 1,29 cm

Aprovado

Smartphone com um precinho camarada

O Asha 311 está sendo comercializado num valor de, aproximadamente, R$ 399. Um preço interessante para um celular popular, mas o aparelho traz funções que podem atrair até aqueles que são mais exigentes.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Equipado com o sistema operacional Asha Series 40, o Asha 311 traz alguns aplicativos de acesso a redes sociais, como Twitter, Facebook e até mesmo o Orkut. Tudo é acessado com uma conexão Wi-Fi ou 3G (necessário plano de dados), o que talvez seja o grande diferencial do modelo para outro celular da linha Asha, o 305.

Graças a isso, você pode ter toda a internet no seu bolso por um preço bem interessante. O Asha 311 conta com um navegador para acessar diferentes páginas, apps de email, GPS e o aplicativo Nokia Mapas, considerado um dos melhores do mercado.

Um aparelho multimídia

Em telefones celulares com preço mais em conta, é comum encontrar as funções mais básicas possíveis, tendo, no máximo, um rádio FM para ouvir músicas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

O Asha 311 consegue se igualar a muitos smartphones do mercado ao oferecer, além do já citado rádio FM, espaço de armazenamento para músicas e rádio online. Com esse app, tendo acesso à internet, você pode ouvir rádios dos mais variados estilos e de todos os lugares do mundo.

Outro ponto multimídia do Asha 311 é a sua câmera e a capacidade de gravar vídeos com ela. A câmera de 3,2 MP deve ser o suficiente para você registrar vários momentos, mesmo não contando com flash embutido.

Reprovado

Uma infinidade de apps para usar? Não é bem assim

Um dos pontos que fez a Nokia “sofrer” nos últimos tempos foi a insistência em usar o Symbian, um sistema operacional que não decolou quando os smartphones começaram a tomar conta do mercado.

Com a Asha Series 40, a Nokia investe novamente em um sistema operacional próprio, o que afasta desenvolvedores que veem mais lucro em criar apps para Android e iOS. Por causa disso, não espere vários aplicativos famosos encontrados em outros smartphones.

(Fonte da imagem: Divulgação/Nokia)

Se você pretende usar o celular para ouvir música, acessar sites, enviar emails e redes sociais, não deve se preocupar com isso. Agora, se você quer um pouco mais do celular, talvez se sinta decepcionado com as limitações do sistema.

Vale a pena?

O Asha 311 se mostrou um celular bem eficiente dentro das suas limitações. O aparelho apresenta funções que podem agradar àqueles que não precisam de um smartphone de ponta. A sua falta de apps e o sistema operacional podem afastar algumas pessoas, mas o desempenho do aparelho com os programas que tem é surpreendente.

O valor de R$ 399 pode ser considerado justo quando comparado com outros aparelhos presentes no mercado e deixa o Asha 311 como uma bela porta de entrada para o mundo dos smartphones.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.