As palavras sugeridas no autocompletar do Google podem refletir uma sociedade

Imagem de: As palavras sugeridas no autocompletar do Google podem refletir uma sociedade

Quais são as perguntas mais realizadas nos buscadores sobre pessoas famosas? (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

Em artigo publicado no The New York Times, representantes da Google e Microsoft explicaram o que as sugestões de buscas apresentadas pelo Google Search e Bing podem representar. Nick In’t Vem, programador da empresa de Bill Gates e um dos reposáveis pelo motor de buscas da Microsoft, diz que a sua equipe tentou “refletir as intenções coletivas de todo o mundo”.

Se for assim, por que tanta gente quer saber se todas as personalidades da política, TV, cinema e etc são ou não gays? Pelo menos é isso que mostra um levantamento simples do jornal norte-americano. De acordo com o artigo, a pergunta se repete inúmeras vezes no autocompletar sempre que se coloca o nome de algum famoso.

O que você pergunta ao buscador?

De fato, essa curiosidade não parece ser muito diferente no Brasil. Saber o que a presidente prefere, por exemplo, parece ser de interesse nacional. Fora isso, a religião de outras personalidades da política também fica sempre nas primeiras sugestões do Google.

Todos querem saber sobre as preferências de personalidades famosas. (Fonte da imagem: Reprodução/Google)

A causa disso, segundo Danny Sullivan, editor chefe de uma equipe especializada em motores de busca, esse tipo de pergunta é recorrente nas pesquisas das pessoas porque “o seu serviço de buscas é o seu melhor amigo e você fala com ele sobre tudo, inclusive sobre coisas que não seriam perguntadas para o seu melhor amigo de verdade”, comentou.

De acordo com os desenvolvedores de Bing e Google, não há uma quantia exata de perguntas iguais para fazer com que determinado item se torne uma sugestão no buscador. Contudo, para termos populares como “Facebook” é preciso que milhões de pesquisas utilizem o mesmo texto.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.