Medir a pressão sanguínea nunca foi tão fácil e confortável

Imagem de: Medir a pressão sanguínea nunca foi tão fácil e confortável

(Fonte da imagem: Reprodução/Tech-On)

Medir a pressão sanguínea para saber se você está bem é importante, mas nem todo mundo gosta de colocar o braço nos aparelhos, que costumam machucar um pouco os pacientes. Se você passa longe desses equipamentos, vai gostar do medidor desenvolvido pela Nihon University, no Japão.

O aparelho faz exatamente a mesma coisa que os demais, mas tem como procedimento apenas um toque com a ponta do dedo em um botão. Rápido, indolor e, segundo os cientistas, igualmente eficiente.

A pressão é medida da seguinte maneira: primeiro, LEDs emitem uma luz para ser refletida no dedo posicionado. Essa reflexão é detectada por fototransistores, que concluem se a densidade de células sanguíneas (e, consequentemente, a pressão) está ou não alta e fazem o cálculo necessário, cujo resultado é mostrado em um pequeno visor. Mais detalhes do funcionamento não foram divulgados.

Por enquanto, o equipamento é apenas um protótipo, mostrado ao público pela primeira vez em uma feira de aparelhos médicos na Alemanha. A mesma equipe trabalha ainda em um detector de câncer de mama igualmente simplificado.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.