Produtos verdes

Imagem de: Produtos verdes

Plantar árvores e separar o lixo é algo que seus avós faziam para preservar o ambiente. Na situação atual, é preciso ir além e pensar no planeta até mesmo na hora de comprar um eletrônico. Felizmente, o número de empresas preocupadas com a natureza cresce a cada dia, bem como a gama de produtos "amigos do ambiente".

Os chamados produtos verdes geralmente apresentam uma tecnologia tão boa quanto a de aparelhos comuns, mas com um extra: economizam energia e são feitos de materiais menos nocivos à natureza.

Para cuidar do planeta azul você não precisa se amarrar a árvores ou se transformar em um ativista: basta fazer compras conscientes, economizando energia e evitando ao máximo a poluição.

Mas como eu sei se um produto é verde? Geralmente, este viés ambientalista é utilizado também como marketing, então, é muito provável que você encontre selos e muitas informações sobre isso na própria embalagem.

No entanto, se você não quer se limitar a determinados produtos, pode utilizar a relação das principais marcas e seu respectivo nível de consciência ambiental, que é liberada pelo Greenpeace. O Baixaki fez uma seleção com alguns dos mais interessantes produtos verdes. Confira logo abaixo alguns dos amigos do planeta Terra.

Motorola w233

Celular reciclado.

Este celular, que à primeira vista parece simples, tem seu corpo feito com garrafas plásticas recicladas. Isso mesmo: aquelas garrafas em que você toma seu refrigerante favorito podem se transformar em nada mais nada menos que um celular.

Com a tecnologia verde vem também a emissão zero de carbono (ou seja, produtos rotulados como Carbon Free). No entanto, ao abraçar este amigo da natureza, você deve deixar de lado algumas modernidades do mercado de celulares: o w233 é um celular GSM dual-band com um display CSTN de 65mil cores, resolução de 128 pixels e um slot para cartão microSD. O aparelho está à venda no Brasil e custa, em média, R$150.



Samsung W510

Amido de milho no celular.A Samsung também entrou na briga pelos celulares ecologicamente corretos e traz um modelo cuja estrutura é feita com um plástico biodegradável, extraído do milho. Com a intenção de reduzir as emissões de carbono e o consumo de combustível durante a fabricação, a empresa pretende ampliar o uso deste bioplástico. A cada tonelada deste novo material, é possível evitar que até 2 duas toneladas de CO2 sejam despejadas.

Diferente do Motorola w233, este aparelho traz uma câmera de 1.3 megapixel, Bluetooth, wireless e um display de  65 mil cores TFT  e resolução 176x220. Sem deixar de ser um amigo da natureza, o aparelho continua a trazer algumas das características mais procuradas em um celular. O Samsung W510 não é vendido no Brasil.



Mochila Voltaic

Você está em uma trilha ou viagem e a bateria do seu celular ou MP3 player acabou. Em vez de se lamentar pela falta de tomadas, está na hora de pensar verde. A mochila Voltaic traz um interessante sistema de painéis solares capazes de recarregar pequenos gadgets.

Feitas com um tecido desenvolvido a partir de garrafas de plástico, a linha de mochila da Voltaic é extensa e traz também uma série de adaptadores para a energia em campings e trilhas. 

Levam cerca de 10 horas para que a bateria, que armazena a energia captada pelos painéis da mochila, fique cheia. Com uso dela, um iPod ou um celular, por sua vez, pode ser recarregado em até 5 cinco horas.

Painel solar nas costas.

As mochilas Voltaic não têm a intenção de substituir a energia da tomada, contudo, são uma mão na roda para quem costuma ir a lugares onde não há tomada. O modelo principal pode ser comprado por $219.


SimpleTech (Re)Drive

Já pensou em proteger os seus arquivos e o planeta ao mesmo tempo? Este disco rígido externo com capacidade para armazenar até 500GB de dados tem sua parte externa feita com bambu e alumínio reciclado, resultando em um design agradável.

Bambu e alumínio reciclado.

A caixa em si também pensa na natureza: sem papéis, CDs de instalação ou qualquer outro objeto que possa ser jogado fora. O SimpleTech (Re)Drive de 500GB sai por $150 e, apesar da ausência de portas FireWire ou eSata, é uma boa opção viável para armazenar seus arquivos sem destruir o meio ambiente.



WorldFirst

Que tal dirigir um carro de corrida cujo chassi é feito de batata e o combustível é chocolate? Não é uma feira de alimentos: é o WorldFirst. Projetado pela Universidade de Warwick, este veículo é similar a um carro de fórmula 1, com a diferença de que traz para as pistas diversas tecnologias sustentáveis.

Corrida pelo meio ambienete.


O bichano chega a 200 Km/h na curva e é alimentado com um biocombustível à base de óleo vegetal e sobras de chocolate. O charme está em seu volante: feito com cenouras e outros vegetais. Embora não possa emplacar em uma competição, o protótipo consegue diminuir as emissões de poluentes e oferece menos danos ao meio ambiente. Quem sabe não seja este o futuro das pistas?



A marca verde

Todos os anos, o Greenpeace realiza diversos estudos e testes nas principais marcas de eletrônicos do mercado. Confira últimos resultados do ano de 2009 e veja quais são as empresas que mais se preocupam com o planeta.

Empresas verdes.

E você, o que faz pelo seu planeta? Na hora de comprar eletrônicos ou qualquer outro tipo de produto, está na hora de considerar a compra de um produto verde. Salve o ambiente sem deixar de lado a sua paixão por eletrônicos!

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.