Dropbox: 7 recursos legais para você virar fã do serviço

Imagem de: Dropbox: 7 recursos legais para você virar fã do serviço

Um dos serviços de armazenamento na nuvem mais famosos da internet, o Dropbox conta com diversas funções que muita gente não conhece. Desde o envio automático de arquivos até o download remoto de torrents, a ferramenta pode ser uma facilitadora de vidas.

Pensando nisso, reunimos sete recursos do serviço que vão fazer você se tornar um fã.

1) Acessar conteúdo offline

Digamos que você tem diversas imagens e documentos armazenados na sua conta do Dropbox e gostaria de acessá-los em diversos lugares. O problema é que você pode ficar sem internet por lá, deixando o seu tablet ou smartphone sem conexão com o serviço.

Para solucionar esse problema, o Dropbox disponibiliza no seu app móvel a possibilidade de deixar arquivos disponíveis para acesso offline — basta favoritar o arquivo quando estiver acessando a sua conta e pronto. Na próxima vez que você estiver sem internet, aquele arquivo estará disponível para ser acessado.

2) Enviar arquivos para o Dropbox por email

O Dropbox conta com várias formas de envio de arquivos para a nuvem. Seja através dos seus apps para smartphones e tablets, pelo site do serviço ou através do seu aplicativo para o computador, você tem várias opções para armazenar seus arquivos.

(Fonte da imagem: Reprodução/Sendtodropbox)

Um dos meios que pouca gente conhece é o de envio de arquivos por email. Acessando o site SendToDropbox.com, você pode anexar o documento ou imagem na mensagem e enviá-los para um endereço especial, que incluirá o arquivo na sua conta do Dropbox.

3) Upload de arquivos através da sua URL

Outra maneira de envio de arquivos para a sua conta do Dropbox é através do site URL Droplet. Com ele, você pode enviar documentos através de uma URL, por exemplo um arquivo PDF hospedado em algum site tem um endereço URL próprio. Em vez de baixar o documento para então enviá-lo para a sua conta, você pode pegar o endereço e incluir no URL Droplet.

(Fonte da imagem: Reprodução/Url Droplet)

Feito isso, o serviço realizará o envio do arquivo para a sua conta do Dropbox. Prático, não é mesmo?

4) Fazer backup automático do seu site

Fazer o backup de sites e blogs que funcionam com o Wordpress é uma tarefa que pode parecer difícil para muita gente, ainda que seja extremamente necessária.

Pensando nisso, existem diversos plugins, como a extensão oficial do Wordpress, que auxiliam no envio automático do conteúdo dos sites diretamente para o recurso, acabando com um trabalho que você teria.

5)Atuar como servidor para sites

Você gostaria de hospedar seu site em algum servidor em especial, mas não acha tão interessante pagar por um server somente para hospedar o seu blog ou site de pequeno porte? O Dropbox pode atuar como servidor gratuito para o seu projeto, graças a sites como  DropPages ou Pancake.io.

(Fonte da imagem: Reprodução/Pancake.io)

Com o Pancake.io, você pode enviar documentos de texto para o Dropbox e eles são automaticamente postados no seu site. Com o DropPages, as coisas ficam um pouco mais complexas, sendo possível aplicar diferentes temas e modificar o HTML das páginas.

Como é possível baixar os temas para a sua conta do Dropbox para fazê-los funcionar, caso você tenha conhecimento de edição de HTML pode modificar o layout do seu site, deixando-o mais com a sua cara.

6) Usar o serviço como pasta de documentos no computador

O Dropbox consegue armazenar até 100 GB (plano pago) e arquivos de até 2 GB de tamanho. Além disso, o serviço permite a instalação de um aplicativo no computador que sincroniza arquivos de uma pasta na sua máquina com a sua conta do Dropbox. Fazendo isso, os arquivos do seu computador se tornam disponíveis em qualquer outro lugar, podendo ser acessados até mesmo pelo celular.

Para sincronizar a sua pasta de Documentos com o Dropbox, basta você clicar com o botão direito nela e, em “Propriedades”, selecionar “Mover”. Feito isso, selecione a pasta do Dropbox. Confirme tudo e pronto. Seus arquivos serão sincronizados e disponibilizados na sua conta.

7) Baixar torrents remotamente

Imagine o seguinte cenário: você está na casa de alguém ou no trabalho e encontra o torrent de algum arquivo que você tanto queria. Só que, como você está longe do seu computador, não existe chance de baixá-lo naquele momento, tendo que esperar chegar em casa e fazer o download de lá.  E se você pudesse fazer um torrent ser baixado à distância, através do Dropbox?

(Fonte da imagem: Reprodução/Lifehacker)

A configuração para fazer isso é bem simples. Dentro do programa que você utiliza para controlar seus torrents (uTorrent, Bit Torrent, etc), selecione a opção de carregar os arquivos diretamente da sua pasta do Dropbox. Essa pasta pode ser configurada conforme informamos no sexto passo.

Caso o seu computador esteja ligado e com o programa de torrents aberto, o download começará automaticamente.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.