IBM vai investir em fábrica de semicondutores de Eike Batista

Imagem de: IBM vai investir em fábrica de semicondutores de Eike Batista

(Fonte da imagem: Reprodução/Exame.com)

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, anunciou na última segunda-feira (19) a construção de uma nova fábrica de semicondutores em Minas Gerais. A iniciativa, que deve receber um investimento de R$ 1 bilhão, terá entre seus sócios o empresário Eike Batista e a poderosa IBM.

O empreendimento, que ficará conhecido pelo nome SIX Semicondutores, marca a construção da segunda fábrica do tipo em território nacional. A expectativa é que o projeto, que também vai contar com o apoio do governo federal e estadual, seja o mais moderno de toda a América Latina em sua categoria.

Início das operações em 2014

Os sócios majoritários da empreitada vão ser a SIX Soluções Inteligentes, de Eike Batista, e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) — cada um será responsável por investimentos de R$ 245 milhões, tendo participação de 33% nas ações da fábrica. A expectativa é a de que o local gere mais de 300 empregos diretos assim que entrar em operação, algo que deve acontecer em algum momento de 2014.

Também participam do projeto a IBM, o BDMG e os grupos Tecnologia Infinita WS-Intecs e Matec Investimentos. A SIX Semicondutores terá como especialidade a fabrição de chips utilizados especificamente em aplicações industriais e médicas.

“Seu diferencial competitivo será a criação, o desenvolvimento e a produção de circuitos integrados especializados para esses dois nichos, o que lhe permitirá obter margens de produção em massa de semicondutores”, afirma uma nota divulgada pelo governo de Minas Gerais.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.