OpenFeint deixará de funcionar em 14 de dezembro

Imagem de: OpenFeint deixará de funcionar em 14 de dezembro

(Fonte da imagem: Divulgação/GREE)

Se os jogos para Android têm algo semelhante à Xbox LIVE, essa rede é a OpenFeint. O serviço que reúne rankings de pontuações, listas de amigos e até conquistas abrange centenas de games e aplicativos móveis. Mas tudo isso está prestes a acabar, já que o sistema fechará suas portas no dia 14 de dezembro.

Na verdade, o encerramento das atividades é mais uma etapa da integração do OpenFeint ao GREE, serviço japonês semelhante que adquiriu o equivalente Ocidental no início do ano. A ideia dos executivos é que toda a infraestrutura seja transferida à nova plataforma por meio de uma atualização gratuita, que deve ser liberada pelos próprios produtores dos títulos.

Insatisfação

O anúncio repentino, porém, pegou muitos criadores de jogos de surpresa. George Deglin, criador do sucesso GoNinja, foi um dos muitos que vocalizaram sua desaprovação, afirmando que o GREE deu aos desenvolvedores pouco tempo para adaptarem seus títulos e liberarem atualizações antes da mudança definitiva.

Como esse tipo de processo também não é mandatório, é possível que muitos jogadores ignorem os avisos e acabem com um game sem funcionalidades conectadas. O problema se torna maior ainda quando se leva em conta os títulos que não são mais suportados pelos seus criadores. A chegada do GREE pode integrar o mundo em uma única rede, mas o primeiro efeito concreto será o fim de características online para uma série de games.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.