Site exibe partes internas do Google Nexus 4

Imagem de: Site exibe partes internas do Google Nexus 4

(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Como sempre acontece com novos aparelhos que chegam ao mercado, o site iFixit fez o que a maioria de nós não faria: abriu e desmembrou completamente o recém-lançado Google Nexus 4. Analisando as entranhas do celular, o grupo descobriu alguns detalhes sobre sua produção e considerou o aparelho de fácil conserto, mesmo por quem não tem experiência na área.

Uma das grandes revelações foi o fato da tampa de bateria do smartphone não ser apenas uma cobertura para a célula de energia. A peça, que não foi feita para ser retirada, contém alguns contatos que energizam a antena NFC e a placa-mãe, indo além de um mero propósito estético.

A retirada da bateria, porém, provou ser uma dificuldade. Não por problemas de acesso ou colocação, mas sim devido a um poderoso adesivo, aplicado pela LG, para evitar que o dispositivo saísse do lugar. Aqui, não teve jeito: a força bruta foi a solução para remover o componente.

Componente fantasma

(Fonte da imagem: Reprodução/iFixit)

Outra revelação foi a presença de um chip Qualcomm LTE, que permitiria acesso à rede 4G. A frase está no condicional já que, apesar da existência do dispositivo, ele não está ativado e serve apenas para ocupar espaço na estrutura interna. A LG não se pronunciou sobre o assunto e especialistas afirmam que isso se deve à exclusividade da tecnologia em algumas operadoras ou a processos de fabricação remanescentes de outros celulares.

A expectativa de alguns especialistas é que alguém com habilidade poderia rootar o aparelho e colocar a tecnologia para funcionar. O Nexus 4, porém, não conta com um rádio LTE, o que deixa o chip 4G com funcionalidade limitada. Nada, porém, que alguém não possa contornar com um pouco de criatividade e muita bugiganga.

No fim das contas, o iFixit deu nota 7 ao Google Nexus 4 no quesito “reparabilidade”. Para o site, pessoas com pouco conhecimento seriam capazes de consertar o aparelho, apesar das dificuldades para remoção da bateria. Outro ponto é a tela de vidro, que está soldada ao display e à moldura, impossibilitando uma substituição individual.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.