Jelly Bean tem recurso nativo para evitar a instalação de malwares

Imagem de: Jelly Bean tem recurso nativo para evitar a instalação de malwares

Ampliar (Fonte da imagem: Reprodução/Página de suporte da Google para o Nexus)

A existência de malwares no Google Play é um fato que tem preocupado os usuários do Android devido às constantes notícias e relatórios de empresas de segurança que indicam o aumento desses softwares maliciosos na loja de aplicativos do sistema operacional. A gigante de Mountain View já adotou medidas de segurança para evitar a proliferação dessas pragas virtuais.

Por meio de uma publicação na página de suporte para o Nexus, a empresa revela que o Jelly Bean, em sua versão 4.2, conta com um mecanismo chamado App Verification. Esse recurso verifica a confiabilidade dos aplicativos instalados fora do Google Play, podendo até bloqueá-los caso seja identificada uma ameaça real para as suas informações.

O funcionamento dessa funcionalidade é bastante simples em teoria, mas que pode redobrar a segurança do seu smartphone ou tablet. Enquanto o App Verification estiver acionado, sempre que você tentar instalar um programa (mesmo aqueles vindos fora da loja oficial da empresa), ele envia dados sobre o software para os servidores da Google para uma checagem de sua confiabilidade.

Se algo de estranho for detectado, o Android exibe uma mensagem alertando para o perigo e questionando se você realmente quer prosseguir com a implementação. Contudo, caso uma ameaça conhecida seja identificada, o Jelly Bean imediatamente impede a instalação do app.

Embora o recurso venha ativado por padrão, você pode desligá-lo no menu de configurações de segurança do sistema operacional (Settings > Security > Verify apps).

Cupons de desconto TecMundo:

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.