Excel: como criar um pictograma

Imagem de: Excel: como criar um pictograma

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Muitas vezes, você precisa fazer um gráfico para o seu trabalho ou algum projeto acadêmico e gostaria de fugir um pouco do “lugar comum”, evitando utilizar barras e linhas para ilustrar a imagem.

Para isso existem os pictogramas, gráficos com representações diferentes das usuais barras, linhas e “pizzas”. Você pode colocar a imagem que quiser no seu gráfico e, agora, ensinaremos como isso pode ser feito.

Este tutorial foi feito no Excel 2007, mas pode ser reproduzido nas versões 2010, 2011 e 2013.

1) Crie a planilha com os dados do gráfico

O primeiro passo é criar o esqueleto do seu gráfico. Seja ele com linhas, pizzas, barras ou imagens, sempre será necessário que você entre com as informações que montarão o gráfico. Neste tutorial, utilizaremos alguns sites aqui da NZN e números aleatórios.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Na coluna A, coloque os dados com os nomes dos dados que serão mostrados no gráfico. No nosso caso, colocaremos na primeira linha a categoria “Site” e, em seguida, o nome de alguns endereços da NZN.

Na coluna B, coloque os dados restantes que serão mostrados no gráfico.

2) Criando o gráfico

Agora que a planilha com os dados está pronta, é chegada a hora de criar o gráfico dela. Selecione todas as células com as informações e títulos que você criou no passo anterior e clique em “Inserir”.

Nessa área, você verá que existem opções de modelos de gráficos. Escolha “Barras” e, em seguida, nos modelos de Barras 2D, selecione “Barras Agrupadas”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se tudo deu certo, você deve ver um gráfico parecido com esse.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

3) Transformando tudo em um pictograma

Se você quisesse apenas criar um gráfico normal, o seu trabalho já estaria pronto. Para criar um pictograma, pode-se dizer que você está quase lá.

Selecione a linha de gráfico que você deseja alterar e, nas opções da parte superior do Excel, clique em “Formatar”.  Feito isso, selecione “Formatar Seleção”.

Em “Preenchimento”, troque a opção “Automático” para “Preenchimento com imagem ou textura”. Escolha o arquivo que você quer que represente um dos dados do seu pictograma.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Note que a imagem está esticada, longe do resultado que nós buscamos. Para mudar isso, na mesma janela em que você escolheu a imagem, em que está selecionado “Alongar”, mude para “Empilhar”.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Pronto! Note que a linha que você selecionou já se parece com um pictograma normal. Repita o processo com todas as linhas para que seu gráfico seja transformado por completo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

A última coisa que você deve fazer é organizar a ordem do seu gráfico. Geralmente, pictogramas são montados na ordem do maior para o menor. Para fazer isso, selecione todos os dados da coluna B, que deve conter os números do seu gráfico.

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Clique com o botão direito e, em “Classificar”, selecione “Classificar do Menor para o Maior”. Agora, seu pictograma está completo. Não pareceu tão complicado, não é mesmo?

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.