Universidade ajuda a desenvolver moto capaz de atingir a velocidade de 680 km/h [vídeo]

Imagem de: Universidade ajuda a desenvolver moto capaz de atingir a velocidade de 680 km/h [vídeo]

Pesquisadores da Universidade de Huddersfield revelaram que trabalharam junto ao inventor britânico Richard Brown no desenvolvimento de uma motocicleta capaz de ultrapassar a velocidade de 680 km/h. O objetivo do trabalho era aprimorar as características presentes em uma máquina batizada como Jet Reaction, que utiliza um motor de helicóptero modificado para atingir velocidades extremas.

Entre os desafios encontrados pelos cientistas está a missão de descobrir como uma motocicleta se comportaria após atingir uma velocidade tão alta. Para chegar a uma conclusão, o time comandado pelo professor Rakesh Mishra realizou uma série de testes aerodinâmicos capaz de definir qual a forma ideal que o veículo deveria ter para manter seu piloto protegido.

Resultados animadores

Ao todo, foram gastos mais de três meses no desenvolvimento de uma análise detalhada do dispositivo. A tarefa foi realizada por um poderoso computador com 12 núcleos de processamento, que trabalhou durante centenas de horas calculando a maneira como o ar interage com objetos que se movem de maneira extremamente rápida.

(Fonte da imagem: Reprodução/Universidade de Huddersfield)

“O objetivo principal do relatório foi analisar os efeitos aerodinâmicos que acontecem no Jet Reaction conforme ele atinge velocidades superiores a 680 km/h. Esse trabalho excelente mostrou que o design do veículo estava correto, o que vai permitir prosseguir com as próximas etapas de sua fabricação”, declarou Taimoor Asim, especialista em dinâmica de fluídos que ajudou no desenvolvimento do projeto.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.