Xbox Surface: o tablet da Microsoft voltado para jogos [rumor]

Imagem de: Xbox Surface: o tablet da Microsoft voltado para jogos [rumor]

Surface RT, o tablet da Microsoft. (Fonte da imagem: Reprodução/WindowsItPro)

Além do que se fala sobre os tablets Surface RT e o Surface Windows 8 Pro, um novo boato está correndo solto pela internet. Segundo os rumores, a Microsoft está trabalhando na produção de um novo tablet que vai ser completamente voltado para jogos.

O nome desta suposta novidade é Xbox Surface e ela vai rodar um kernel personalizado do Windows — que contaria com uma interface bem parecida com a da oitava versão do sistema operacional. Apesar disso, o dispositivo manteria as funções básicas de um tablet.

De acordo com as fontes consultadas, o Xbox Surface vai apresentar uma tela de 7 polegadas (com resolução de 1280x720 megapixels), 288 MB de RAM, armazenamento por cartão SD e um processador ARM próprio — no entanto, há chances de que seja usado um chipset da Intel.

Conectando-se ao suposto novo Xbox

O Xbox Surface funcionaria como o Wii U. (Fonte da imagem: Reprodução/Latinospost)

Talvez você ache as possíveis configurações do Xbox Surface muito humildes para os jogos atuais. Contudo, as fontes do site The Verge garantem que é possível usar um dispositivo fixo de computação com o tablet, de modo que ele fique mais potente.

Usando este artifício, o aparelho pode utilizar dois processadores IBM Power7 (sendo que cada um tem seis núcleos) de 3,1 GHz, 250 GB de armazenamento HDD, 5 GB de RAM e um chip gráfico personalizado e feito pela AMD com a seguinte configuração:

  • Arquitetura GCN (presente na série Radeon HD 7000);
  • Frequência de GPU: 828 MHz;
  • Frequência de memória: 795 MHz;
  • 1,2 GB de memória GDDR5;
  • Suporte para o DirectX 11;
  • Suporte para o Shader Model 5.

Apesar de esse aparelho não ter sido especificado, há quem acredite que ele possa ser o novo Xbox, já que as suas definições são muito altas e o ciclo de vida do Xbox 360 está no fim. Com isso, este tablet funcionaria da mesma forma que o Wii U.

Legal! E quando vai ser lançado?

Com as informações que estão circulando, não é possível “chutar” uma possível data de anúncio ou lançamento deste produto, já que nem mesmo a sua produção foi confirmada. Enquanto isso, alguns rumores dizem que a produção está nos estágios iniciais e outros afirmam que o projeto do tablet está quase finalizado.

Contudo, é possível fazer a seguinte pergunta: será que esse projeto é uma forma de colocar um concorrente do Wii U no mercando antes da hora? O site The Verge tentou entrar em contato com a Microsoft, mas a empresa alegou que não comenta rumores ou especulações. Portanto, só nos resta esperar para saber quais as verdades dentro de todos esses boatos.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.