Anonymous celebra 5 de novembro com ataques por toda a internet

Imagem de: Anonymous celebra 5 de novembro com ataques por toda a internet

(Fonte da imagem: Reprodução/Bloomberg)

“Remember, remember, the 5thof November” (algo como “Lembre-se, lembre-se do dia 5 de novembro”). Você provavelmente já ouviu essa frase, que ficou famosa por aparecer na série de quadrinhos (e depois no filme) “V de Vingança” – mas ela existe faz muito tempo e se refere a algo bem anterior: a chamada Conspiração da Pólvora, quando um grupo que incluía o especialista em explosivos Guy Fawkes tentou assassinar sem sucesso o rei Jaime I, da Inglaterra, em 1605.

Hoje é 5 de novembro de novo e, como parte das “comemorações” do dia, o grupo Anonymous (que adotou uma máscara de Fawkes como símbolo) resolveu fazer uma série de protestos que envolve derrubar ou invadir sites poderosos ou governamentais.

Segundo divulgações vindas do próprio grupo, o principal alvo teria sido o sistema de pagamentos PayPal: 28 mil senhas teriam sido roubadas, apesar das negações do serviço de que houve invasão. Outras vítimas tiveram páginas tiradas do ar, como o site de fotos ImageShack, a rede NBC, a empresa Symantec, o banco argentino CajaPopular e outros sites que pertencem a países como Turquia e Austrália.

No momento, a maioria das páginas hackeadas já voltou ao normal. O Anonymous já havia divulgado previamente que pretendia realizar uma série de protestos para que o 5 de novembro não fosse esquecido este ano.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.