NimbRo, o robô bom de bola e open source [vídeo]

Imagem de: NimbRo, o robô bom de bola e open source [vídeo]

Sabe aquele jogador do seu time que não parece nem conseguir chutar a bola direito? No futuro, o substituto que vai sair do banco de reservas para o campo não será outro atleta humano, mas sim o NimbRo, um robô humanoide que também é apaixonado por futebol.

Criado por cientistas da Universidade de Bonn, na Alemanha, o robô usa sensores espalhados pelo corpo, um módulo Wi-Fi e câmeras nos olhos para levantar, se autoguiar e achar o caminho do gol.

Para facilitar, o robô em si é feito de um material leve (mistura de alumínio, plástico e compostos de carbono). As pernas artificiais proporcionam um andar lento e desajeitado, mas chutes relativamente precisos e feitos com movimentos que lembram os humanos.

Craque de bola

Tão divertido quanto a própria existência do NimbRo é o fato de você poder fazer um em casa. A equipe de cientistas libera todo o código para a produção do robô, inclusive as especificações de hardware, e está de portas abertas para sugestões.

Se você quiser, pode até encomendar um modelo pronto e testado. Mas cada protótipo do atleta robótico open source tem um passe caro: 20 mil € (ou R$ 52 mil) mais o frete. Por enquanto, aquele perna de pau vai ter que continuar no seu time.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.