Jelly Bean ganha atualização e vira Android 4.2 com vários perfis e muitas novidades

Imagem de: Jelly Bean ganha atualização e vira Android 4.2 com vários perfis e muitas novidades

(Fonte da imagem: Divulgação/Google)

O Android mal recebeu a atualização para versão Jelly Bean, a 4.1, mas a Google não está disposta a perder tempo: anunciou nesta segunda-feira (29) a chegada do Android 4.2, aproveitando o lançamento de novos produtos da empresa.

Mas não foi desta vez que o doce mudou para Key Lime Pie: o codinome continua o mesmo, apesar das mudanças no funcionamento do serviço. São várias melhorias, a maioria adicionando mais dinamismo à navegação ou novas funções de entretenimento.

Me passa o tablet, por favor?

Cada um com seu perfil. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

O Android 4.2 agora inclui um novo menu de acesso rápido bastante personalizável que fica na barra de notificações, aquela que é “puxada” do topo da tela do aparelho. Além disso, agora ele suporta vários perfis diferentes, cada um com cores e aplicativos variados de acordo com o gosto e a necessidade da pessoa, sendo ideal para quem compartilha o tablet ou smartphone com familiares ou colegas de trabalho, por exemplo.

PhotoSphere

As fotos panorâmicas no PhotoSphere. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Muita gente gosta de fotos panorâmicas, aquelas que capturam todos os detalhes de todos os ângulos possíveis de uma paisagem ou imagem em grupo. Agora, você nem precisa recorrer a um aplicativo terceirizado: a Google adicionou o PhotoSphere, com suporte a imagens (ou “experiências”, como chama a empresa) em até 360°. Você pode adicionar suas criações no Google+ ou até no Google Maps.

Miracast

O serviço de streaming Miracast. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

O streaming não foi esquecido e existirá na forma do Miracast, um serviço para Wi-Fi capaz de transmitir conteúdos em áudio e vídeo (até games) do aparelho móvel para um dispositivo compatível, como determinados modelo de TV.

Google Now

Cuidado: o Google Now está assustadoramente mais inteligente. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

A partir de agora, o Gmail funciona como um banco de dados para os “cartões de amostra” do Google Now, a busca inteligente do Android que parece adquirir ainda mais QI. Com isso, fica mais fácil encontrar passagens de avião, reservas em hotéis ou restaurantes, além de recomendações de músicas ou locais para você tirar fotos, entre outras funcionalidades.

Mais novidades

A Google ainda adicionou uma nova forma de escrita no teclado, o “Gesture Typing”: em vez de tocar em cada tecla na tela, basta deslizar o dedo por cada letra até formar a palavra. O sistema é bem parecido com o já conhecido Swype, porém parece mais incrementado.

O novo teclado por gestos. (Fonte da imagem: Divulgação/Google)

Um novo protetor de tela entra em ação: o Daydream, que mostra notícias, fotos e outros conteúdos quando o aparelho está com a tela travada ou em espera. Além disso, ficou ainda mais fácil e rápido acessar a câmera do aparelho. Por fim, as notificações foram expandidas e contam com múltiplas ações diretas, que levam você direto às páginas de resposta, por exemplo.

A estreia do Android 4.2 vai acontecer com os novos produtos da Google, o smartphone Nexus 4 e os tablets Nexus 7 e Nexus 10.

Fontes: Google, TheVerge, Engadget

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.