Fotografia: como desfocar o fundo das suas imagens

Imagem de: Fotografia: como desfocar o fundo das suas imagens

Você sabe como é o nome do efeito que deixa desfocado o fundo das fotografias? Algumas pessoas chamam isso de “macro”, mas esse nome não é o ideal. Na verdade, essa variação de foco é causada pela profundidade de campo e, se você aprender a dominá-la, pode conseguir fotografias muito bonitas.

Fotografias de esporte usam o diafragma bem aberto, tendo como resultado uma pequena profundidade de campo. (Fonte da imagem: Flickr/Ryu Voelkel)

Como é explicado neste artigo, a profundidade de campo é alterada diretamente pela abertura do diafragma, sendo que, quanto mais aberto ele estiver, menor ela é. Quanto menor é a profundidade de campo, mais desfocado o fundo fica.

Imagine a cena que você está fotografando de um modo tridimensional: existem “camadas” de objetos e cenários, desde o que está mais próximo da câmera até o que está mais longe. Quando o diafragma está bem fechado (o que pede um tempo de exposição maior), a lente é capaz de focar objetos que estão distantes; já o contrário, quanto mais ele estiver aberto, menor é a distância da câmera para o primeiro objeto focado. Veja o exemplo:

Escala de comparação de profundidade de campo e abertura do diafragma. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Para controlar isso, é preciso uma câmera que tenha a configuração manual de abertura do diafragma, algo que, na maior parte dos casos, apenas as semiprofissionais e profissionais possuem. Porém, é possível emular este efeito com câmeras compactas através de dois modos de disparo: paisagem e macro.

O primeiro fecha a abertura do diafragma e procura focar o máximo possível a imagem, e o segundo faz exatamente o contrário: simula o efeito macro de maneira automática. Para usar o macro, você não precisa necessariamente de um objeto muito próximo da lente, porém, para que o efeito seja mais visível, isso é recomendado.

Quanto mais próximo o objeto estiver da câmera, mais o efeito é visível. (Fonte da imagem: Reprodução/Maria_lc)

Para uma fotografia em macro dar certo, faça um teste: aperte o botão de disparo até a metade e veja onde está o marcador de foco na tela da sua câmera. Este marcador é parecido com uma “mira” e indica o ponto que a câmera vai medir ao tirar a fotografia.

Se ele estiver no centro, você pode apontar o centro da lente para o ponto que deseja focar, apertar o disparador até a metade e então, sem soltar o botão, mover a câmera para o enquadramento que você quiser. Isso torna possível que você tire fotos com o fundo desfocado sem necessariamente posicionar o objeto em destaque no meio da imagem.

O ponto focado não precisa, necessariamente, estar no centro; basta ajustar o disparo. (Fonte da imagem: Reprodução/Ana Nemes)

Se você não tem uma câmera para testar, mas gostaria de aprender mais sobre as configurações deste equipamento, pode usar um simulador digital para entender melhor como isso funciona. Veja este artigo explicando como fazer isso e divirta-se aprendendo mais sobre fotografia.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.