Como tirar screenshots e compartilhar imagens

Imagem de: Como tirar screenshots e compartilhar imagens

Não importa que tipo de usuário você seja, certamente já se deparou várias vezes com a necessidade de tirar screenshots e compartilhá-las por email ou redes sociais.

O maior problema é que fazer isso pode não ser uma tarefa tão rápida quanto deveria ser caso você use os métodos tradicionais: apertar a tecla PrntScr, colar a foto em um documento novo do Paint, salvá-lo, acessar algum site de hospedagem de imagens, fazer upload e só então conseguir o tipo de link que você deseja.

Há maneiras bem mais simples de fazer isso. Confira abaixo alguns programas e macetes para tirar screenshots compartilhá-las de forma mais prática e rápida.

ShareX (antigo Zscreen)

Baixar ShareX (antigo Zscreen)

O ShareX (também conhecido pelo seu nome antigo, Zscreen) é um aplicativo gratuito para captura de tela e compartilhamento rápido dessas imagens. Assim que você tira uma screenshot, o programa faz o upload automático para seu servidor próprio e lhe disponibiliza – através de uma notificação na Barra de tarefas – um link direto para a imagem.

Não é preciso nem mesmo fazer configurações no software, a menos que você queira personalizar a pasta em seu PC em que ele guardará as capturas de tela. O ShareX também permite que você programe atalhos para screenshots especiais. Pelo padrão, por exemplo, você pode apertar Ctrl + PrntScr para selecionar uma área retangular da tela a ser “fotografada”.

TinyGrab

Baixar TinyGrab

O TinyGrab é bem semelhante ao ShareX, fazendo upload automático das screenshots tiradas para um host próprio. Na versão paga, você também pode configurá-lo para enviar suas fotos para um algum servidor seu (seja através de FTP, SFTP etc.) ou serviços de armazenamento na nuvem, como MobileMe, Amazon S3 e RackSpace.

O aplicativo também possui uma interface bem simples e não é preciso configurações avançadas – claro, a menos que você queira utilizar algumas funções premium como personalização de domínio (para URLs e links personalizados em seus uploads) e do servidor.

Programas de organização através de regras

Outra alternativa é utilizar programas que movem seus arquivos e organizam-nos de acordo com regras definidas por você mesmo. Por exemplo, você pode programá-los para que, assim que você tirar uma screenshot e salvá-la em qualquer lugar do disco rígido, ela seja imediatamente movida para a sua pasta de imagens. Combinando-os com alguns serviços de compartilhamento, você pode automatizar todo o seu trabalho e economizar tempo. Veja abaixo alguns exemplos de aplicativos.

Você pode combiná-los, por exemplo, com o IFTTT (sigla para If This Then That), um serviço online gratuito que lhe permite criar regras de organização para programas e sites diversos. Por exemplo, caso você adicione uma foto no sua pasta Dropbox, automaticamente ela é postada no Facebook, Picasa, Flickr, Google Drive etc. Você quem decide e personalizá-o do jeito que quiser.

Dessa forma, você pode combinar algum dos programas listados acima para que eles movam screenshots para sua pasta Dropbox (ou outro serviço de armazenamento na nuvem semelhante e que seja compatível com o IFTTT), que automaticamente as compartilha onde você tiver programado, como redes sociais ou algum remetente de email.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.