Braço robótico aprende a jogar ping pong e compete contra humanos

Imagem de: Braço robótico aprende a jogar ping pong e compete contra humanos

(Fonte da imagem: Reprodução / Engadget)

A ficção científica já mostrou diversos exemplos de robôs conscientes, que conseguem aprender coisas como qualquer ser vivo, trazendo resultados muitas vezes assustadores aos seus criadores. Atualmente, a robótica ainda não conseguiu chegar ao mesmo nível da fantasia, mas alguns experimentos feitos na Alemanha mostram que o caminho já está pronto para isso.

Cientistas da Universidade de Darmstadt conseguiram desenvolver um braço mecânico capaz de aprender movimentos complexos através de treino. Inicialmente, robôs devem começar uma ação sabendo exatamente como ela será desempenhada e os seus resultados. Esse novo braço mecânico se adapta conforme as coisas acontecem, registrando novas variáveis para seus movimentos.

A maneira encontrada pelos estudiosos para testar essas possibilidades foi através de um jogo de ping pong. Inicialmente, um humano segura a raquete junto ao braço, mostrando como é feito o movimento para rebater a bolinha. Feito isso, o robô consegue, gradualmente, rebater a bola sozinho quando confrontado por um jogador humano.

O que você acha disso? Será que estamos mais próximos do que imaginávamos de um torneio de ping pong de homem contra máquina?

Fonte: Engadget

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.