Conheça o equipamento para criar incríveis fotos de gotas

Imagem de: Conheça o equipamento para criar incríveis fotos de gotas

Você pode pensar que as imagens que ilustram este artigo foram feitas com algum tipo de software de criação 3D ou até mesmo com truques de Photoshop, mas o trabalho de Markus Reugels vai muito além da manipulação de imagens. Para ter o resultado perfeito, ele conta com equipamentos que você provavelmente jamais imaginou ter em casa.

O fotógrafo alemão usa gotas de água e tinta para criar os efeitos, mas, para isso, é preciso um estúdio adaptado e inúmeras tentativas, até que as formas sejam feitas. Agora, Reugels figura um vídeo em que mostra todo o processo para criar as fotografias, desde o mecanismo de disparo da câmera até o sistema que lança as gotas em objetos ou espelhos d’água.

(Fonte da imagem: Divulgação/Markus Reugels)

O fotógrafo usa flashes com filtros coloridos para criar a iluminação em algumas imagens e colorir o fundo da foto. Em alguns casos, Markus aplicou o mapa-múndi ao fundo para que a projeção criasse o efeito de pequenos mundos nas gotas. Os flashes são modificados para que a intensidade da luz se adapte às necessidades de cada imagem.

No vídeo, Reugels conta que começou o projeto há cerca de três anos, quando estava procurando por referências para o trabalho e ficou fascinado por imagens feitas com gotas. O equipamento do fotógrafo conta com três válvulas para o lançamento de gotas, posicionados de forma que a gota principal possa ser atingida por outras duas.

(Fonte da imagem: Divulgação/Markus Reugels)

Para controlar as gotas, Markus usa um microprocessador Arduino. O fotógrafo tem total controle sobre as válvulas e os flashes para que o disparo seja feito no milissegundo exato. Você pode conhecer o trabalho completo do artista em sua página no Flickr.

Fontes: Flickr, PetaPixel

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.