Site revela tamanho atual do arquivo com todo o conteúdo da internet

Imagem de: Site revela tamanho atual do arquivo com todo o conteúdo da internet

(Fonte da imagem: Reprodução / Internet Archive Blog)

Você provavelmente já ouviu algum amigo, logo após aumentar a velocidade da sua conexão, dizer que, agora, baixaria a internet sem medo de ser feliz. Apesar de discos rígidos atuais conseguirem armazenar quantias absurdas de dados, toda a internet ainda está um pouco fora do alcance de pobres mortais como nós. Agora, é possível saber o quão impossível é ter toda ela.

O site Internet Archive, responsável por armazenar todo o conteúdo da internet para preservá-lo para gerações futuras, revelou que o arquivo de backup da rede mundial de computadores passou da marca de 10 PetaBytes. Sabe quanto isso significa em termos mais leigos? O arquivo tem o tamanho de dez milhões de GB.

Agora, leve em consideração que o Internet Archive mantém apenas registros de sites antigos, com seus layouts e conteúdo em texto. A internet toda consegue ser ainda maior, vide registros do Facebook que revelam que a rede social já armazena, aproximadamente, 100 PB de imagens e vídeos enviados pelos seus usuários.

O verdadeiro tamanho da internet

Com 10 PetaBytes, é possível armazenar muita coisa. Se você pensa que os DVDs e Blu-rays que tem em casa já chegam perto disso, é melhor pensar melhor. Com esse espaço, você pode armazenar o conteúdo de:

  • 2.083.330 DVDs;
  • 1.428.571 jogos de, aproximadamente, 6 GB;
  • 200 mil Blu-rays de dupla camada (50 GB);
  • 156.250 iPhones 5 de 64 GB;
  • 156.250 Samsung Galaxy S3.

Acho que essas informações matam aquela vontade de algumas pessoas de terem toda a internet em um disco rígido, não é mesmo?

Fonte: Internet Archive e Gizmodo

Cupons de desconto TecMundo:

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.