Pintura de Pablo Picasso é descoberta atrás de outra tela do artista

Imagem de: Pintura de Pablo Picasso é descoberta atrás de outra tela do artista

Obra original à esquerda e a nova descoberta à direita (Fonte da imagem: Reprodução/The New York Times)

Pablo Picasso é um dos pintores mais conhecidos de todo o mundo, sendo respeitado por artistas, admiradores e estudiosos do assunto. Mas nem mesmo o mais fanático dos apaixonados pela obra de Picasso poderia imaginar que a obra “Mulher passando a ferro” (de 1904) esconderia uma outra pintura. Pois é exatamente isso que ela faz.

Desde a década de 1980, desconfiava-se que havia outro quadro por baixo daquele. E, agora, a verdade foi finalmente revelada. John K. Delaney (cientista da Galeria Nacional de Arte de Washington, EUA) utilizou técnicas de varredura por câmeras com capacidade infravermelho para chegar à imagem mostrada à direita, no topo da página.

Ele mesclou a utilização de uma câmera hiperespectral e outra multiespectral para identificar uma camada inferior da tela já conhecida. Há várias suspeitas de quem poderia ser o homem pintado na tela sobreposta. Você pode conferir as hipóteses pelo site do The New York Times, que também traz um quadro interativo, em que você pode “raspar” a pintura original para encontrar o novo quadro.

Fonte: The New York Times

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.