Boeing testa mísseis que usam micro-ondas para desligar aparelhos eletrônicos [vídeo]

Imagem de: Boeing testa mísseis que usam micro-ondas para desligar aparelhos eletrônicos [vídeo]

A Boeing e a Força Aérea dos Estados Unidos testaram com sucesso um novo sistema de mísseis capaz de desabilitar totalmente qualquer espécie de aparelho eletrônico. O projeto, batizado como “Counter-electronics High-powered Microwave Advanced Missile Project” (CHAMP), utiliza micro-ondas para encerrar as atividades de qualquer gadget a partir de uma distância segura.

Durante um teste realizado no dia de 16 de outubro no deserto de Utah, um míssel CHAMP pré-programado atingiu um prédio de dois andares, sendo bem-sucedido em desligar os computadores e o sistema elétrico do local. Todos os sete alvos programados foram totalmente desabilitados, prova da grande eficácia do novo método.

O projeto se mostra revolucionário por apresentar a primeira arma não letal capaz de desativar aparelhos eletrônicos sem qualquer espécie de dano colateral. “Em um futuro próximo, essa tecnologia pode ser usada para tornar inúteis os sistemas eletrônicos e bancos de dados de um inimigo antes que as primeiras tropas e aviões cheguem ao local”, afirmou Keith Coleman, diretor responsável pelo desenvolvimento da iniciativa na Boeing.

Segundo James Dodd, vice-presidente da Advanced Boeing Military Aircraft, a novidade supre a necessidade de uma arma capaz de derrotar alvos sem ferir pessoas ou destruir edificações. “Sabemos que isso (o projeto) tem potencial para causar um grande impacto, e estamos realmente tentando atrair consumidores para que eles vejam que podemos implementar a tecnologia em campo de batalha rapidamente”, afirmou.

Fontes: Boeing, GeekWire

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.