Inventor das baterias de níquel-hidreto metálico morre aos 89 anos

Imagem de: Inventor das baterias de níquel-hidreto metálico morre aos 89 anos

(Fonte da imagem: Reprodução/Phys.org)

Faleceu na noite da última quarta-feira (17) Stanford Ovshinsky, inventor responsável por criar as baterias de níquel-hidreto metálico (NiMH) que se tornou sinônimo de inovações relacionadas ao uso da energia solar. Aos 89 anos de idade, ele foi vítima de complicações provocadas por um câncer de próstata — segundo seu filho, Havery Ovshisnky, o cientista estava em paz no momento de sua morte.

Mesmo sem ter cursado nenhuma universidade, Stanford Ovshinsky conseguiu deixar sua marca na história da humanidade ao criar uma tecnologia que é usada em aparelhos que vão de mouses até carros híbridos. Ele acumulou centenas de registros de patentes durante a sua vida, além de ter recebido vários títulos honorários e ter seu nome transformado em uma marca de eletrônicos conhecida como Ovonics.

Além de criar as baterias de níquel-hidreto metálico, Ovshinsky teve papel importante no desenvolvimento de displays planos, células solares e memórias que trabalham com mudanças de fase, entre outras tecnologias. Dessa forma, da próxima vez que você usar seu smartphone ou televisor Full HD, lembre-se de que, caso o inventor não tivesse criado a bateria, dificilmente esses produtos existiriam atualmente.

Fontes: Phys.org, The Detroit News

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.