Experimento faz com que gotas de água flutuem em cima de uma piscina [vídeo]

Imagem de: Experimento faz com que gotas de água flutuem em cima de uma piscina [vídeo]

O vídeo acima contém imagens derivadas de uma pesquisa de dinâmica de fluídos. Mais especificamente, ele apresenta uma façanha realizada pelos físicos Pablo Cabrera-Garcia e Roberto Zenit, da Universidade Nacional Autônoma do México — que utilizaram uma câmera de alta velocidade, uma piscina, água e um alto-falante para realizar um experimento bastante interessante.

Normalmente, ao jogarmos uma gota de água em um recipiente que contém o mesmo líquido, a gota baterá na superfície, realizará um pequeno salto e, ao cair novamente, irá se misturar com o restante da água.

No entanto, se colocarmos o recipiente (no caso do experimento acima, uma piscina) em contato com um alto-falante — que faz com que o líquido fique com uma vibração constante —, a gota não irá se misturar com o restante da água. Nesse caso, ela irá saltar em um primeiro momento e ficará levitando em seguida, em cima da superfície líquida.

E é esse procedimento que o vídeo produzido pelos físicos Cabrera-Garcia e Zenit apresenta. No início da gravação, é mostrada a ação natural da gota de água — que colide com a superfície do líquido, salta e se “dilui”. No entanto, logo em seguida já é apresentada a curiosa reação das gotas em contato com uma superfície que está vibrando. Vale a pena conferir!

Fonte: Physics Central

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.