NexusModManager: como instalar vários mods em seus jogos preferidos

Imagem de: NexusModManager: como instalar vários mods em seus jogos preferidos

Instalando mods mais facilmente (Fonte da imagem: iStock)

A instalação de um mod (uma forma curta para “video game modifications”) no seu jogo favorito nem sempre é um procedimento simples. O problema é que, com isso, muitos acabam não tendo acesso a mudanças interessantes em um game, pois a grande quantidade de passos para adicioná-las acaba sendo pouco atrativa, fazendo com que a ideia de usar o mod seja deixada de lado.

Porém, existe uma comunidade chamada Nexus Mods que, além de oferecer uma série dessas modificações para jogos (todas com o seu devido autor), também traz um cliente para a instalação delas. Assim, embora ainda haja uma série de processos a serem executados para adicionar um mod, a inserção dele no jogo é bem mais simples.

Se você quer saber como fazer para utilizar o NexusModManager, basta acompanhar os passos abaixo.

Antes de começar

Primeiro, é necessário criar uma conta na comunidade do Nexus Mods clicando aqui. Veja que a página aberta possui os termos de uso do site, que devem ser lidos com cuidado antes de você continuar a operação. Em seguida, basta preencher o cadastro apresentado na tela. Vale somente lembrar-se de inserir um email válido, pois uma confirmação é enviada para o seu endereço de correio eletrônico.

Baixando e instalando o NexusModManager

Uma vez concluído o cadastro, você deve baixar o NexusModManager. Você pode fazer essa operação clicando aqui ou acessando o arquivo na página do desenvolvedor e utilizando o botão de “Download”. Então, basta fazer a instalação normalmente no seu computador.

Baixando pela página do desenvolvedor (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Logo ao abrir o programa, ele procura detectar quais jogos você já possui instalados no computador que têm mods disponíveis na comunidade do Nexus Mods. Esse procedimento pode demorar vários minutos e é preciso aguardar a sua conclusão para prosseguir.

Identificando os jogos instalados (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você queira interromper a busca de algum deles, basta clicar no “X” presente ao lado da alternativa desejada.

Interrompendo a busca (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Da mesma forma, se o aplicativo não localizar o jogo, você pode inserir o endereço no qual ele está instalado no seu computador no campo disponível ao lado do título desejado.

Adicionando o endereço manualmente (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Adicionando Mods

Agora, o processo é um pouco manual e requer que você acesse a página da comunidade do NexusMods e encontre o mod desejado. É possível tanto procurar por uma das categorias presentes na página quanto utilizar o mecanismo de busca presente no sistema.

Fazendo a busca (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ao localizar o arquivo desejado, basta armazená-lo no seu computador e descompactá-lo na pasta desejada. Então, basta abri-lo utilizando o NexusModManager e seguir os procedimentos indicados na tela.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Embora ainda envolva uma série de passos para ser concluída, certamente essa é uma maneira muito mais fácil do que se você tivesse que fazer todo o procedimento manualmente.

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.