Fotografia: como tirar belas imagens de olhos

Imagem de: Fotografia: como tirar belas imagens de olhos

Você já escutou a frase “os olhos são as janelas da alma”? Verdade ou não, esta citação reflete a incrível capacidade de expressividade dos olhos humanos que, quando bem capturados em uma foto, podem passar emoções e dar um sentido ainda mais impressionante à imagem.

Da mesma forma, as fotografias em close-up — um enquadramento fechado — dos globos oculares também podem atingir resultados incríveis. Mas, para capturar uma boa foto dos olhos, é preciso ter alguns cuidados e utilizar técnicas específicas.

Luz e olhar

Inicialmente, é necessário definir uma boa iluminação para os olhos. Enquanto os fotógrafos profissionais utilizam flashes específicos para este tipo de trabalho, é possível aproveitar um recurso natural e bem acessível para todos: o sol. Em um local aberto, ou mesmo em um ambiente que receba uma boa iluminação solar, há a possibilidade de se fazer composições impressionantes.

(Fonte da imagem: Reprodução/Natalion)
Assim, busque um posicionamento e iluminação adequados de acordo com o resultado que espera obter. Se você deseja uma foto muito clara, exponha bem o rosto do fotografado à luz (evitando, no entanto, a claridade do sol direta nos olhos, pois isso impede que a pessoa os abra completamente). Mas, se quer um efeito que misture sombra com um pouco de luminosidade, o coloque perto de uma janela, por exemplo.

(Fonte da imagem: Reprodução/Kiolero)
Além disso, a direção do olhar também ajudará na composição da imagem. Os olhos podem estar voltados para a câmera ou para cima — ambas as posições (que são as mais comuns) podem ser definidas de acordo com a iluminação e a foto que se quer conseguir. Em um ambiente aberto, por exemplo, é possível aproveitar o olhar da pessoa para cima, pegar uma boa luminosidade e ainda o reflexo do céu no olhar.

Captura da imagem e edição

Quando uma pessoa aproxima um objeto muito próximo ao seu olho, normalmente, a sua reação seria fechá-lo (mesmo que levemente), em uma tentativa de “protegê-lo”, correto? Tal ação não seria diferente no caso de uma máquina fotográfica colocada próxima do olho de uma pessoa, que poderia se sentir desconfortável com tal ação — além da proximidade ainda poder acarretar algumas sombras no rosto do fotografado.

(Fonte da imagem: Reprodução/SeXeS)

Para resolver tal questão, os profissionais utilizam lentes poderosas, que aproximam e focam bem os olhos de uma pessoa. Mas, se você não possui tais aparatos profissionais, duas boas dicas seriam: configure a câmera para capturar a imagem em alta resolução e enquadre o rosto inteiro da pessoa na foto.

(Fonte da imagem: Reprodução/Punta1)
Assim, como a imagem será registrada em alta qualidade, é possível recortar apenas os olhos do fotografado em um programa editor de imagens — que ainda poderá oferecer diferentes ferramentas e efeitos que podem ser acrescentados à fotografia, destacando o olhar e garantindo uma imagem com uma composição diferente e impressionante.

Cupons de desconto TecMundo:
* Esta seleção de cupons é feita em parceria com a Savings United
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.