Grafeno é 100 vezes melhor que os materiais anticorrosivos disponíveis atualmente

Imagem de: Grafeno é 100 vezes melhor que os materiais anticorrosivos disponíveis atualmente

(Fonte da imagem: Reprodução/Universidade Monash)

Em mais uma demonstração das capacidades praticamente mágicas do grafeno, pesquisadores descobriram que o material apresenta uma proteção anticorrosiva 100 vezes mais eficiente do que os elementos do tipo disponíveis atualmente. Segundo os autores da descoberta, a matéria-prima pode ser usada para criar camadas transparentes que em nada afetam a aparência de peças metálicas.

Com isso, é possível revestir aço e outros metais usados na construção de casas e edifícios, incluindo a prata e o cobre, entre outros. Segundo Singh Raman, da Universidade Monash, na Austrália, o material utilizado durante as fases de teste foi o cobre, porém ele e seus colegas já conseguiram reproduzir o experimento utilizando outros elementos.

Usando uma técnica conhecida como deposição de vapor químico, eles conseguiram criar uma camada de grafeno com poucos átomos de espessura que foi depositada sobre os metais. Embora o processo ainda esteja em fase de testes laboratoriais, os responsáveis pelo projeto já estão estudando formas de reproduzi-lo em condições de baixa temperatura mais adequadas às possibilidades técnicas da indústria em geral.

Fonte: Futurity, Universidade Monash

Cupons de desconto TecMundo:
Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.